Tempestade Elliot atinge 70% da população dos EUA

NOVA YORK - A tempestade Elliot deve atrapalhar as festas de fim de ano de 70% da população dos Estados Unidos, cerca de 240 milhões de pessoas, informou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em seu boletim dessa sexta-feira, 23. 

As autoridades alertam que a tempestade de inverno de rara intensidade causa condições climáticas muito perigosas para a circulação, forçando o fechamento de estradas e aeroportos. 

A notícia atinge em cheio quase 113 milhões de pessoas que pretendem viajar entre o Natal e o Ano Novo. 

O rastreador Flightaware registrava mais de 3.290 voos cancelados. Os aeroportos mais afetados são os de Seattle, Nova York, Detroit, Chicago e Denver.

(Foto: The Weather Channel) 

“Mais de 240 milhões de pessoas estão afetadas por alertas meteorológicos”, destacou o NWS.

Estado de Emergência

Vários estados declararam estado de emergência, incluindo Nova York, Oklahoma, Kentucky, Geórgia e Carolina do Norte.

O fenômeno se estende “da fronteira canadense ao Rio Grande (na fronteira com o México)”, e da costa do Pacífico, no noroeste, à costa do Atlântico, no leste

A causa é um sistema de baixa pressão, gerado por um forte choque entre duas massas de ar: uma muito fria do Ártico e outra tropical, procedente do Golfo do México.

Uma depressão é um sistema de baixa pressão atmosférica. Muitas vezes, implica mau tempo, pois provoca correntes ascendentes que causam nuvens e precipitação.

O que torna o caso atual extraordinário é que a pressão atmosférica caiu muito rapidamente, em menos de 24 horas, a temperaturas de até -40°C.

No Escuro

Quase um milhão de americanos ficaram sem eletricidade na manhã desta sexta-feira, especialmente em estados do sudeste do país, como Geórgia, Carolina do Norte, Texas e Connecticut, segundo o site especializado Poweroutage.us.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando