Em primeiro encontro, Biden e Lula defendem democracia e meio ambiente

WASHINGTON - A primeira reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden realizada na Casa Branca, em Washington, nesta sexta-feira, 10, foi marcada por um clima amistoso e com discursos voltados para a preservação ambiental e o fortalecimento da democracia.

"O Brasil ficou quatro anos se auto-marginalizando, o ex-presidente não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele começava e terminava em fake news, de manhã, à tarde e à noite. Ele parecia desprezar relações internacionais", disse Lula, em crítica a Bolsonaro.

Neste momento, Biden o interrompe e dispara: "Soa familiar para mim", arrancando risos de Lula e de jornalistas. 

Democracia

O presidente americano destacou as semelhanças na história recente da democracia dos dois países.

"As nossas duas nações são democracias fortes e foram testadas, duramente testadas. Em ambos os casos a democracia prevaleceu", afirmou Biden, em uma referência aos ataques ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, e à Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Biden disse que esse é um "momento muito importante para os nossos países e para o mundo" e relembrou que telefonou para Lula no dia 9 de janeiro para afirmar "apoio incondicional à democracia do Brasil".

Também disse que no mesmo telefonema percebeu que "nossas agendas pareciam muito semelhantes" e agradeceu a parceria do Brasil.

"Somos as duas maiores democracias do hemisfério e Brasil e EUA se unem para rejeitar a violência política e os ataques às nossas instituições. Acredito que devemos continuar a defender juntos os valores democráticos que constituem o núcleo da nossa força não só no nosso hemisfério mas no mundo", disse Biden.

Conversa privada

Questões climáticas

"A questão climática, se não tiver uma governança global forte e que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo", afirmou o petista ao democrata. "Não sei qual é o fórum, não sei se na ONU, não sei se é no G20, não sei se é no G8, mas alguma coisa temos que fazer para obrigar os países, o nosso Congresso, os nossos empresários a acatar decisões que tomamos em nível global."

Biden, por sua vez, afirmou que vê o Brasil como "parceiro natural para enfrentar os desafios atuais, globais e especialmente as mudanças climática".

A reunião a sós entre Lula e Biden deveria ser de apenas 15 minutos, mas a conversa levou quase uma hora. De lá, os dois líderes tiveram uma reunião expandida, com a comitiva ministerial que acompanha o petista e o gabinete do presidente americano.

Primeira Dama

O encontro da primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, com a esposa do presidente dos Estados Unidos, Jill Biden, na Casa Branca, que aconteceria nesta sexta-feira (10), foi cancelado.

De acordo com a agenda de Janja, o encontro foi cancelado devido a uma indisposição de saúde de Jill. Desta forma, ela acompanhou Lula na Casa Branca.

Comitiva

A comitiva que desembarcou em Washington também conta com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT), o embaixador e assessor da Presidência, Celso Amorim, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando