Frio e calor intensos alertam para desequilíbrio climático nos EUA

BOSTON - Uma tempestade de neve "brutal" varre os Estados Unidos da Califórnia ao nordeste americano nesta quinta-feira, 23, deixando mais de 60 milhões de pessoas sob alerta, e um contraste de quase 100 graus em relação ao sudeste do país. 

Segundo o PowerOutage.usa, pela manhã 850 mil postos estavam sem energia elétrica, principalmente no Michigan. 

Já são mais de 1.600 voos cancelados nos EUA e algumas partes do país acumulam até 40 inches de neve como em Wyoming que também registra as temperaturas mais baixas (-29°F). 

O mau tempo aumenta o perigo nas estradas. No Minnesota, a polícia registrou 160 acidentes de carro nas primeiras horas do dia. 

O governador Tony Evers declarou estado de emergência na quarta-feira (22) por conta da neve e da chuva congelada que atingia o Wisconsin desde o dia anterior. 

Após três décadas

O frio intenso surpreende os condados de Los Angeles e Ventura, na Califórnia, que ficam em alerta de nevasca a partir da manhã de sexta-feira até a tarde de sábado. Esse é o primeiro aviso de tempestade de neve  emitido pelo serviço meteorológico local desde 1989.

“Quase toda a população da Califórnia poderá ver a neve de algum ponto de vista no final desta semana, se olhar na direção certa”, de acordo com Daniel Swain, cientista climático da Universidade da Califórnia. “A neve continua muito improvável nas principais cidades da Califórnia, mas vai cair bem nas proximidades.”

Desequilíbrio

Enquanto isso, as temperaturas no sudeste dos EUA  continuam excepcionalmente altas - de 30 a 40 graus acima do normal das Carolinas ao Texas. Os termômetros da cidade texana de Falcon Lake, por exemplo, podem chegar a 101° F há pouco menos de um mês do fim do inverno no hemisfério norte. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando