Governo Biden se prepara para lançar novas restrições de asilo na fronteira entre EUA e México

WASHINGTON - A Casa Branca pode impedir que dezenas de milhares de imigrantes que chegam à fronteira dos Estados Unidos com o México peçam asilo caso não tenham tentado proteção em outro país no caminho para o território norte-americano, informaram nesta terça-feira, 21, fontes familiares ao assunto. 

A proposta de regulação, que pretende impedir que as pessoas cruzem a fronteira sem autorização, estarão sujeitas a um período ao crivo da opinião pública por 30 dias e depois serão revisadas antes da publicação final.

O presidente dos EUA, Joe Biden, que deve buscar a reeleição em 2024, tem encontrado dificuldades tanto operacionais como políticas para lidar com o número recorde de imigrantes pegos cruzando a fronteira desde que assumiu o cargo há dois anos.

Durante a campanha eleitoral, Biden criticou as medidas restritivas adotadas pelo então mandatário, Donald Trump, mas manteve medidas anti-imigrantes após assumir o cargo. 

De acordo com dados da Polícia da Fronteira (CBP), as travessias na fronteira aumentaram e pelo menos 1,2 milhão de imigrantes escaparam com sucesso das autoridades desde janeiro de 2021.

Em janeiro, o Departamento de Segurança interna já havia afirmado que buscava mecanismos para para que imigrantes que não usem os caminhos legais existentes para os EUA s ou busquem proteção "em trânsito" est sujarão sujeitos a "uma presunção refutável de inelegibilidade para asilo", a menos que se qualifiquem para certas exceções.

A regulação provavelmente enfrentará processos nos tribunais de grupos de direitos dos imigrantes caso entre em vigor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando