Governo Biden se prepara para lançar novas restrições de asilo na fronteira entre EUA e México
WASHINGTON - A Casa Branca pode impedir que dezenas de milhares de imigrantes que chegam à fronteira dos Estados Unidos com o México peçam asilo caso não tenham tentado proteção em outro país no caminho para o território norte-americano, informaram nesta terça-feira, 21, fontes familiares ao assunto.
A proposta de regulação, que pretende impedir que as pessoas cruzem a fronteira sem autorização, estarão sujeitas a um período ao crivo da opinião pública por 30 dias e depois serão revisadas antes da publicação final.
O presidente dos EUA, Joe Biden, que deve buscar a reeleição em 2024, tem encontrado dificuldades tanto operacionais como políticas para lidar com o número recorde de imigrantes pegos cruzando a fronteira desde que assumiu o cargo há dois anos.
Durante a campanha eleitoral, Biden criticou as medidas restritivas adotadas pelo então mandatário, Donald Trump, mas manteve medidas anti-imigrantes após assumir o cargo.
De acordo com dados da Polícia da Fronteira (CBP), as travessias na fronteira aumentaram e pelo menos 1,2 milhão de imigrantes escaparam com sucesso das autoridades desde janeiro de 2021.
Em janeiro, o Departamento de Segurança interna já havia afirmado que buscava mecanismos para para que imigrantes que não usem os caminhos legais existentes para os EUA s ou busquem proteção "em trânsito" est sujarão sujeitos a "uma presunção refutável de inelegibilidade para asilo", a menos que se qualifiquem para certas exceções.
A regulação provavelmente enfrentará processos nos tribunais de grupos de direitos dos imigrantes caso entre em vigor.
Comentários
Postar um comentário