PF faz operação contra coyotes em MG e ES

VITÓRIA - A Operação Coyote da Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca no Espírito Santo e em Minas Gerais nesta terça-feira (7) para desmantelar um esquema que fralda documentos e traz brasileiros de forma ilegal para os Estados Unidos. 

Os despachos da Justiça realizados pela 2ª Vara da Justiça Federal de Vitória acontecem nas cidades de Capitão Andrade, Felixlândia, Governador Valadares e Pescador, municípios do Vale do Rio Doce.

As autoridades investigam o envio ilegal de pessoas da região de Governador Valadares, em Minas Gerais para os Estados Unidos e teve início com a prisão em flagrante de dois suspeitos que tentaram confeccionar passaportes com documentos falsos na Delegacia de Polícia Federal da cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim. 

Os envolvidos, de acordo com a PF, atuam no esquema identificado como “Cai Cai”, no qual há a utilização de crianças e adolescentes, simulando um parentesco de pai e filho, para facilitar a permanência de maiores de idade no território norte americano após a entrada ilegal pela fronteira sul do país. 

"Em muitos casos há a confecção de falsos registros de paternidade dos menores para permitir que terceiros os utilizassem no esquema", enfatiza a PF. 

Os crimes investigados são "promover por qualquer meio, com o fim de obter vantagem econômica, a entrada ilegal de estrangeiro em território nacional ou de brasileiro em país estrangeiro; entregar filho menor de dezoito anos a pessoa em cuja companhia saiba ou deva saber que o menor fica moral ou materialmente em perigo; omitir em documento público ou particular declaração que dele devia constar ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa e fazer uso de qualquer de papéis falsificados ou alterados".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando