Biden afirma que americanos podem 'confiar' em sistema bancário

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu nesta segunda-feira, 13, que o sistema bancário do país "é seguro" e que os americanos vão ter acesso aos seus depósitos "quando precisarem".

"Os americanos podem confiar em que o sistema bancário é seguro. Seus depósitos estarão lá (disponíveis) quando precisarem deles", declarou Biden em pronunciamento transmitido da Casa Branca após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB).

Pouco conhecido do grande público, o SVB se especializou no financiamento de startups e havia se tornado o 16º maior banco dos EUA em ativos. Ao final de 2022, contava com US$ 209 bilhões em ativos e aproximadamente US$ 175,4 bilhões em depósitos.

No domingo à noite, as autoridades federais americanas intervieram para garantir o acesso de correntistas aos recursos no SVB. 

Além disso, os reguladores assumiram o Signature Bank, um credor de tamanho regional com sede em Nova York com uma exposição significativa às criptomoedas. Essa instituição foi fechada no domingo, depois que o preço de suas ações desabou.

A maioria dos observadores do mercado financeiro está otimista e duvida de que ocorra uma situação comparável à crise financeira de 2008, mesmo que as chances de uma recessão aumentem.

"A preocupação é que haverá mais gente, varejistas, preocupados com a segurança de seus bancos e de seus depósitos", disse o analista Quincy Krosby.

"É uma questão de confiança", porque "o contágio é puro medo, medo absoluto, total falta de confiança", acrescentou.

Segundo o presidente, o governo fará todo o possível para que os correntistas recuperem seu dinheiro e, de qualquer forma, "os contribuintes não serão responsabilizados pelo prejuízo".

Fortes medidas de garantia 

Em uma declaração conjunta, o Federal Reserve dos EUA, a Corporação Federal de Seguros de Depósitos (FDIC) e o Departamento do Tesouro endossaram ontem que os depositantes do SVB poderiam reaver "todo o seu dinheiro" a partir desta segunda-feira, 13.

Também terão "acesso completo" aqueles que mantêm seu dinheiro no Signature Bank.

O Fed anunciou, ainda, que colocará fundos adicionais à disposição dos bancos para ajudá-los a atender as necessidades dos correntistas. Hoje, Biden insistiu em sua vontade de fortalecer as regulações.

"Vou pedir ao Congresso e aos reguladores bancários que endureçam as regras para os bancos, para que seja mais improvável que esse tipo de quebra bancária se repita", explicou, culpando os republicanos por derrubarem, durante o mandato de Donald Trump, as salvaguardas introduzidas após o colapso financeiro de 2008.

O presidente democrata quer que os responsáveis pela falência "prestem contas", razão pela qual evitou um resgate bancário no fim de semana.

Para Biden, uma vez que o governo assuma, como é o caso da SBV, "as pessoas que dirigem o banco não deveriam mais trabalhar nele". Disse também que os investidores que compraram o SVB correram riscos e devem arcar com as consequências.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando