Brasil volta a exigir visto para turistas americanos

WASHINGTON/ BRASÍLIA - O presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva (PT), determinou nessa quarta-feira, 8, a volta da exigência de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. 

O Ministério de Relações Exteriores já está comunicando as representações desses países de que serão cobradas de seus cidadãos as mesmas regras determinadas para brasileiros, garantiram fontes ligadas ao órgão.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)anunciou a revogação da necessidade do visto em março de 2019, às vésperas da viagem que faria para os Estados Unidos, para encontrar o então presidente, Donald Trump.

A isenção de visto se aplicou aos que viajam ao Brasil para fins de turismo, negócios, trânsito e atividades artísticas e esportivas. Também se estendeu para pessoas "em situações excepcionais por interesse nacional".

A medida unilateral foi defendida como um instrumento para impulsionar o turismo no país e não visava a reciprocidade. 

Entretanto, um levantamento do governo atual aponta que não houve aumento do fluxo de turistas de modo considerável ao comparar com dados de 2019, quando a exigência de visto foi retirada, com o ano anterior e com 2022, quando as restrições em função da pandemia de coronavírus já haviam sido eliminadas.

No caso dos EUA, o aumento do número de turistas de 2018 para 2019 foi de 12%, saindo de 391 mil para 439 mil. Em 2022, foram 355 mil americanos, abaixo do nível pré-pandemia.

No Japão, houve um decréscimo de 4% entre 2018 e 2019, de 59 mil para 56 mil. Em 2022, foram 16,8 mil turistas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando