Brasileira condenada por assassinato em Minas Gerais é presa em Massachusetts

QUINCY - O Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) prendeu na segunda-feira, 27, em Quincy, Massachusetts, uma mulher condenada por homicídio no Brasil.

A mineira de Campos Altos, Lenaria Aparecida Pereira Sandoval, 29 anos, foi considerada culpada pela morte de José Ribeiro de Lima, vilipêndio do cadáver e roubo de veículo.

De acordo com os autos da Corte, Lenaria matou Lima, ateou fogo no corpo e, em seguida, fugiu com o carro da vítima, que era pai do atual prefeito de Santa Rosa da Serra (MG), José Humberto Ribeiro. 

O crime aconteceu em 4 de dezembro de 2013, quando a brasileira tinha 20 anos.

Fugitiva 

Após ser condenada à revelia a 17 anos de prisão em setembro de 2021, o nome de Lenaria foi incluído na lista da Difusão Vermelha da Interpol. 


Um mês após a sua condenação, Lenaria entrou com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O pedido foi negado pela ministra Laurita Vaz. 

Na demanda, a brasileira afirmou que "por circunstâncias alheias não pode retornar ao Brasil para acompanhar a sessão de julgamento, embora devidamente intimada".

Na decisão, a ministra ressaltou que Lenaria, após o crime, ciente da tramitação do processo, sem informar à autoridade judicial, mudou-se para os Estados Unidos. 

O processo judicial teve início porque a Justiça mineira conseguiu citá-la quando informado que a investigada estava no Brasil. "No dia em que [foi] comunicada, retornou ao exterior", escreveu a magistrada.

Status imigratório

Segundo o ICE, Lenaria tentou mudar o status imigratório nos EUA cinco meses antes de ser condenada pela Justiça mineira. 

Em abril de 2021, ela deu entrada para o requerimento de um Green Card (residência permanente), mas não informou sobre as acusações criminais que enfrentava na época.

"Quando as autoridades policiais brasileiras emitiram o mandado criminal internacional para sua prisão, os oficiais de imigração do ERO Boston (Equipe de Operações com Operações de Execução e Remoção) iniciaram uma investigação para encontrá-la e confirmaram sua presença na sua jurisdição", diz o comunicado das autoridades americanas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando