Comitê da Câmara abre investigação contra George Santos

WASHINGTON - O Comitê de Ética da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira, 2,  que abriu uma investigação sobre o deputado federal por Nova York,  o republicano de origem brasileira George Santos. 

Logo após ser eleito em novembro do ano passado, uma reportagem do The New York Times denunciou mentiras no currículo de Santos. Ele também é acusado e divulgar ganhos econômicos inflados e, inclusive, acusações de apropriação indevida do dinheiro arrecadado para um cachorro doente. 

O comitê ficará encarregado de determinar se George, de 34 anos e filho de imigrantes brasileiros, cometeu fraude no contexto da campanha de 2022,  violou leis federais ou incorreu em condutas sexuais inapropriadas, de acordo com a nota enviada à imprensa.

Santos é acusado ainda de mentir ou exagerar a realidade ao se apresentar como "um americano orgulhosamente judeu" - mesmo tendo crescido no seio de uma família católica - em busca do sonho americano, e inclusive como filho de sobreviventes do Holocausto que fugiram do horror nazista.

Diversas menções de sua biografia desapareceram após a publicação da matéria do jornal nova iorquino. Já não consta que ele se formou na faculdade Baruch College, que frequentou a Horace Mann School, uma famosa escola privada de ensino médio no Bronx, ou que trabalhou para os bancos Citigroup e Goldman Sachs, como havia alegado anteriormente.

Santos confessou que tinha mentido sobre seus estudos e experiência. Ele chegou a pedir desculpas por "embelezar" seu currículo.

Muitos legisladores democratas e republicanos em Nova York pediram a renúncia de Santos. Contudo, o deputado nascido em Nova York descarta categoricamente a ideia.

O republicano venceu seu adversário do Partido Democrata no terceiro distrito do estado de Nova York nas eleições 'midterms' de novembro de 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando