EUA suspendem colírio após morte, cegueira e perda de globo ocular

 MIAMI - A ação de uma mulher da Flórida na Justiça essa semana contra uma empresa de colírios após perder um dos olhos fez como que as autoridades de saúde dos Estados Unidos retomassem o alerta de que o medicamento pode ter provocado a morte de uma pessoa e deixado diversas outras gravemente feridas devido a uma contaminação bacteriana resistente a medicamentos.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) identificou 68 pacientes em 16 Estados americanos com uma cepa rara de Pseudomonas aeruginosa, nunca encontrada no país antes. 

Além do óbito, oito pacientes sofreram perda de visão e quatro precisaram ter seus olhos removidos cirurgicamente.

A maioria das pessoas diagnosticados com a infecção relataram o uso de colírios e lágrimas artificiais de dez marcas diferentes, de acordo com o CDC.

O CDC detectou a bactéria nas amostras dos frascos abertos dos pacientes. 

 Frascos fechados estão sendo examinados em laboratório para determinar se a contaminação ocorreu durante o processo de fabricação.

Em janeiro, o CDC alertou as pessoas a pararem de usar as lágrimas artificiais EzriCare e da Delsam Pharma, fabricados na Índia. No mês seguinte, a empresa proprietária das marcas — a Global Pharma — fez um recall voluntário seguindo uma recomendação da Agência Reguladora de Alimentos e Drogas (FDA), agência sanitária do governo americano.

Na semana passada, o FDA publicou avisos de recall separados para alguns produtos colírios distribuídos pela Pharmedica e Apotex depois que as empresas disseram que os retiraram voluntariamente das prateleiras.

Sintomas

O CDC disse que qualquer pessoa que tenha usado os produtos recolhidos e agora esteja apresentando sintomas deve entrar em contato com um médico.

Os sintomas incluem secreção ocular amarela, verde ou clara, desconforto ou dor, vermelhidão, visão embaçada e aumento da sensibilidade à luz, explica a oftalmologista Roberta Feraco. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando