Trump é indiciado em caso de suborno de atriz pornô e deve ir à Corte na terça
NOVA YORK - A decisão de um grande júri em um tribunal de Nova York de autorizar o indiciamento do ex-presidente americano Donald Trump no caso que investiga o suborno da atriz pornô Stormy Daniels foi confirmada nesta quinta-feira, 30.
A procuradoria do Estado de NY deve apresentar formalmente nos próximos dias as acusações contra o ex-presidente. Como o processo está sob segredo, ainda não estão claros por quais nem quantos crimes Trump responderá. Com isso, o magnata se torna o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a responder formalmente por um crime.
Pela lei americana, que é inspirada no direito britânico, a procuradoria pode recorrer à votação de um grande júri para que um suspeito de um crime seja indiciado formalmente, em vez de a acusação ser autorizada por um magistrado, como ocorre no Brasil.
No caso de Trump, a equipe do procurador Alvin Bragg optou por recorrer à decisão do grande júri sobre o indiciamento do ex-presidente no processo que julga o pagamento para Stormy Daniels ocultar o caso que ela teve com o republicano antes da campanha presidencial em 2016.
A previsão é que ele compareça à Corte na terça-feira (4) sem risco de ser algemado, garantem os advogados do ex-presidente.
A abertura de um processo criminal contra Trump, pré-candidato nas eleições de 2024, deve ter implicações políticas tanto no Partido Republicano, no qual ele é favorito nas primárias contra o governador da Flórida, Ron DeSantis. Há duas semanas, Trump tentou mobilizar seus seguidores ao anunciar que seria preso. Uma detenção, no entanto, ainda não está no horizonte.
(Com Agências)
Comentários
Postar um comentário