Ato público repudia agressão contra brasileira em Framingham

 FRAMINGHAM - Dezenas de pessoas se reuniram no centro de Framingham, em Massachusetts, nesta segunda-feira, 10, para repudiar o ataque violento contra uma brasileira no fim do mês passado. O protesto foi organizado pela deputada estadual Priscila Sousa e teve o apoio de organizações como o Grupo Mulher Brasileira e a MIRA.

Deputada Priscila Souza comanda o protesto em
 Framingham (Foto: GMB)

O prefeito Charlie Sisitsky afirmou que "esse evento infeliz não reflete aquilo que chamamos de lar, Framingham tem orgulho de acolher a todos e ser uma comunidade segura para todos".

Pelo menos 6 mil brasileiros vivem na cidade de 71.265 habitantes, segundo dados oficiais.

Ataque

Raíssa Garcia, 36 anos, foi espancada em um incidente no trânsito em 29 de março. As cenas foram gravadas e viralizaram nas redes sociais, mas a polícia só foi acionada mais tarde pela própria vítima que precisou ser hospitalizada. Ela perdeu um dente, faturou o nariz, entre outros ferimentos. 

Michele Milburn, 45 anos, de Marlborough, chegou a ser presa mesma noite e acusada de agressão e agressão com arma perigosa na Corte Distrital de Framingham. 

A agressora foi liberada após pagar uma fiança de US$2,500 com o compromisso de comparecer a uma nova audiência em junho. 
Raíssa quebrou o nariz no incidente (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas a polícia anunciou que o caso ainda está sob investigação e a americana pode ser indiciada por outros crimes. "Levamos muito a sério os crimes de ódio", garantiu em nota da delegacia de Framingham.

Violência gratuita

A brasileira conta que estava a caminho de casa no fim da tarde quando parou o carro para esperar a cancela da linha ferroviária abrir. Michele estava parada ao lado falando alto, gesticulando e olhando em sua direção.

"A princípio eu não entendi o que estava acontecendo. Pensei que ela estava falando ao telefone, mas como ela olhava para mim pensei que ela queria me avisar que alguma coisa aconteceu no meu carro", contou em entrevista ao Estação Mulher, do Grupo Mulher Brasileira.

Nesse momento, Raíssa abaixou o vidro e ouviu a mulher a xingando. "Ela me xingava e mandava eu voltar para o meu país. Eu a questionei por que", relembra a mineira que começou a filmar a situação.
Michele foi solta após pagar a fiança (Foto: Divulgação Polícia) 


Segundo Raíssa, a mulher ficou furiosa e ainda levou um tempo até a cancela abrir.

Quando a passagem foi liberada, Michele avançou e fechou o carro da brasileira que estacionou e saiu "para filmar a placa".

Nesse momento, a americana partiu para cima de Raíssa com socos. As imagens feitas por pessoas ao redor que viralizaram na internet gravam Michele batendo a cabeça da vítima contra outro veículo. 

A brasileira pediu socorro enquanto apanhava, mas ninguém a ajudou. 

Raíssa admite estar assustada, mas afirma que vai se recuperar. "Estou tentando seguir porque os meus filhos não querem ir embora", justifica a mãe de um adolescente de 16 anos e de uma menina de 8 anos que está nos Estados Unidos desde o início do ano e já morou no país em 2018. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando