Biden anuncia candidatura à reeleição em 2024

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 80 anos, confirmou nesta terça-feira, 25, sua candidatura, junto com a vice Kamala Harris, à reeleição em 2024.

O anúncio foi feito através de um vídeo nas redes sociais no início da manhã no qual declara que é seu trabalho defender a democracia norte-americana. O clipe abre com imagens do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

“Quando concorri à Presidência há quatro anos, disse que estávamos em uma batalha pela alma da América e ainda estamos”, afirma Biden. “Não é hora de ser complacente. É por isso que estou concorrendo à reeleição",  afirmou no mesmo dia que lançou a candidatura há quatro ano que o levou para a Casa Branca.

Biden descreveu a plataforma republicana como uma ameaça à liberdade, prometendo lutar contra os esforços para limitar os cuidados de saúde das mulheres, cortar a Seguridade Social e proibir livros, enquanto criticava os “extremistas do MAGA”. 

Em tempo: MAGA é a sigla para o slogan político “Make America Great Again” de Trump, que pode muito bem ser o oponente republicano de Biden nas eleições de novembro de 2024.

Biden não deve encontrar obstáculos para concorrer já que apenas duas personalidades - o  advogado ambiental Robert F. Kennedy e a autora de livros de autoajuda Marianne Williamson - divulgaram que pretendem concorrer as primárias presidenciais democratas. Além disso, o Comitê Nacional do Partido endossa a candidatura de Biden e não planeja organizar debates nesse sentido. 

Mas ele deve estar preparado para enfrentar problemas durante a campanha que já é considerada uma aposta histórica e arriscada para o Partido Democrata que enfrenta um difícil mapa eleitoral para manter a maioria no Senado em 2024 e agora é minoria na Câmara dos Deputados.

Os índices de aprovação de Biden ficaram estáveis em apenas 39% em uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada em 19 de abril e há grandes temores sobre sua idade entre alguns norte-americanos. Ele vai ter 86 anos ao final de um possível segundo mandato, quase uma década a mais do que a expectativa de vida média para homens no país. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden