Biden anuncia expansão de cobertura de saúde para dreamers

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na quinta-feira, 13, que vai expandir a cobertura de saúde subsidiada pelo governo para centenas de imigrantes que foram trazidos para o país ainda crianças. 

"Eles são americanos em todos os sentidos, exceto no papel", observou o democrata em um vídeo divulgado no Twitter. "Nós precisamos dar aos dreamers as oportunidades e o apoio que eles merecem", acrescentou. 

Os dreamers, como são conhecidos os beneficiados pela DACA (Defered Action for Childhood Arrivals) do presidente Barack Obama há mais de uma década,  podem trabalhar e estudar nos EUA, mas não têm acesso ao Medicaid, administrados pelos Estados, e aos programas do Obama Care como cidadãos e residentes permanentes.

De acordo com os dados do Serviço de Imigração e Naturalização (USCIS), cerca de 580 mil pessoas estavam sob proteção da DACA até o fim de 2022.  Um número menor em relação aos anos anteriores. 

O futuro dos dreamers - que não têm direito à legalização através da DACA -  está em xeque desde que o caso foi parar na Suprema Corte do país. Estados conservadores questionam a constitucionalidade da ordem que protege da deportação jovens que foram trazidas pelos pais até junho de 2012.

Para se qualificar para a DACA, eles tinham que ter menos de 31 anos até aquela data, migrado antes de completar 16 e vivido no país continuamente desde 2007.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando