Biden anuncia expansão de cobertura de saúde para dreamers
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na quinta-feira, 13, que vai expandir a cobertura de saúde subsidiada pelo governo para centenas de imigrantes que foram trazidos para o país ainda crianças.
"Eles são americanos em todos os sentidos, exceto no papel", observou o democrata em um vídeo divulgado no Twitter. "Nós precisamos dar aos dreamers as oportunidades e o apoio que eles merecem", acrescentou.
Os dreamers, como são conhecidos os beneficiados pela DACA (Defered Action for Childhood Arrivals) do presidente Barack Obama há mais de uma década, podem trabalhar e estudar nos EUA, mas não têm acesso ao Medicaid, administrados pelos Estados, e aos programas do Obama Care como cidadãos e residentes permanentes.
De acordo com os dados do Serviço de Imigração e Naturalização (USCIS), cerca de 580 mil pessoas estavam sob proteção da DACA até o fim de 2022. Um número menor em relação aos anos anteriores.
O futuro dos dreamers - que não têm direito à legalização através da DACA - está em xeque desde que o caso foi parar na Suprema Corte do país. Estados conservadores questionam a constitucionalidade da ordem que protege da deportação jovens que foram trazidas pelos pais até junho de 2012.
Para se qualificar para a DACA, eles tinham que ter menos de 31 anos até aquela data, migrado antes de completar 16 e vivido no país continuamente desde 2007.
Comentários
Postar um comentário