Brasileiro de Connecticut se declara culpado de tráfico humano para os EUA

BOSTON - Fagner Chaves de Lima, de 41 anos, se declarou culpado da acusação de tráfico humano durante audiência no Tribunal Distrital de Massachusetts na semana passada e pode pegar dez anos de prisão, confirmou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. 

Em nota, as autoridades americanas afirmam que o negócio rendeu "milhares de dólares" ao acusado. O mineiro de Tarumirim também responde por ameaça e extorsão.  

Segundo a investigação, o réu emitia documentos flasos, providenciava viagens e hospedagens por avião ou ônibus, além de ameaçar as vítimas caso elas não pagassem um valor adicional durante o trajeto. 

Ele volta à Corte do dia 13 de julho para ouvir a sentença. 

Se condenado, Lima pode pegar até dez anos de cadeia, três em liberdade condicional e multa de US$ 250 mil. 

Prisão em flagrante

O brasileiro morava em East Hartford, em Connecticut, mas foi preso no dia 16 de junho de 2022 em Worcester, no Estado vizinho de Massachusetts, onde foi receber o pagamento de uma suposta viagem armada do Brasil para os EUA. 

Um agente disfarçado do FBI contratou os serviços de Lima para trazer a irmã e a sobrinha por US$15 mil. 

As conversas pelo WhatsApp foram gravadas e mostram o mineiro afirmando estar nesse mercado "há 20 anos" e ter a capacidade de colocar dentro do território americano pessoas "com visto, sem visto, ou se . . .[eles] são procurados pela polícia".  

"A operação de contrabando humano que Lima explorou colocou em perigo indivíduos vulneráveis que procuraram seus serviços para vir para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Ele explorou esses indivíduos vulneráveis para obter dezenas de milhares de dólares em lucro", observa a procuradora dos EUA,  Rachael Rollins em nota.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando