México prende mais de 80 brasileiros nas últimas semanas em rota para os EUA

 CIDADE DO MÉXICO  - O governo do México confirmou que prendeu 81 brasileiros nas últimas semanas em uma nova rota migratória a partir do Estado de Yucatán,  usada por quem deseja entrar irregularmente nos Estados Unidos.

As detenções começaram no dia 28 de março. A última aconteceu na segunda-feira (25) quando as autoridades mexicanas intercepteram uma van, Volkswagen Sprinter, superlotada com 42 brasileiros. No total 16 homens, 16 mulheres e 10 menores de idade, informou a Secretaria de Segurança Pública de Yucatán (SSP). 

Eles não tinham visto para estar no país, uma exigência imposta aos brasileiros desde agosto de 2022 para tentar inibir que usem o México como corredor para migrar para os EUA, e foram transferidos para o Instituto Nacional de Migração (INM). 

Procurado, o Itamaraty ainda não se manifestou sobre o caso.

Para o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Ministério do Interior, Rodrigo Alcocer Solís, o aumento no fluxo de indocumentados do Brasil é consequência do fechamento das principais rotas migratórias para os EUA.

Prisões de brasileiros 

A van que transportava os brasileiros nesta segunda-feira foi encontrada no quilômetro 114 da rodovia federal Mérida-Campeche. Na mesma estrada, em 21 de abril, um outro grupo de imigrantes acabou barrado pelas autoridades locais. Nele havia 25 brasileiros, sendo 15 homens, nove mulheres e uma criança.

Em 28 de março, um outro grupo de brasileiros foi detido em Yucatán durante operação do Ministério de Segurança Pública (SSP). Desta vez, na rodovia Mérida-Umán. Havia 14 brasileiros  além de imigrantes da Índia.

Em outra ocasião, que brasileiros estavam em um grupo de 162 imigrantes de seis países: Brasil, Índia, Vietnã, República Dominicana, Brasil, Haiti, Cuba e Guatemala. Não foi especificado a quantidade por nacionalidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando