Senador democrata de NJ propõe reforma imigratória através de ordens executivas

WASHINGTON - O senador federal Bob Menendez anunciou nessa terça-feira, 18, um plano imigratório através de ordens executivas, incluindo reforço da segurança nas fronteiras, proteção de imigrantes e punição mais rígida para traficantes de pessoas. 

O democrata de Nova Jersey é autor de vários projetos de reforma no sistema de imigração dos Estados Unidos que já tramitaram no Congresso, mas adotou a nova via uma vez que a discussão não avançar entre os parlamentares há mais de 30 anos. 

Menendez tem criticado a forma como o seu partidário, o presidente Joe Biden, trata a questão imigratória no país e cobra uma ação mais incisiva para resolver a situação junto ao Congresso.  

Ele entregou o texto - que oferece caminhos para amenizar o fluxo imigratório na fronteira com o México e acelerar os processos de asilo - na Casa Branca na sexta-feira (14).

"Eu acredito que há uma série de ações executivas que o governo pode usar para tratar questões imigratórias de uma forma mais humana e efetiva", justifica. O senador prevê que se o governo não mudar a direção, Biden vai terminar o mandato como "maior negador de asilo" da história dos EUA. 

Menendez pede a intensificação da assistência humanitária para refugiados da América Latina e mais esforços para combater atravessadores de imigrantes clandestinos.

O democrata defende a criação de um programa de liberdade condicional para estrangeiros preencherem cargos que enfrentam escassez de mão de obra ao expandir o acesso a vistos H-2, destinados a trabalhadores temporários ou sazonais.

“Meu plano aponta um conjunto de políticas para proteger as fronteiras sem sacrificar as nossas obrigações domésticas e legais com os requerentes de asilo, trabalhando com parceiros na região para dar às pessoas opções alternativas às redes de contrabando”, conclui o parlamentar. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden