Deputado George Santos é solto após pagar fiança de US$ 500 mil

NOVA YORK - O deputado federal George Santos foi solto na tarde dessa quarta-feira, 10, após pagar fiança de US$ 500 mil e vai responder pelos crimes financeiros em liberdade. O filho de brasileiros se entregou durante a manhã em um tribunal de Nova York segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O republicano eleito por NY responde na Justiça por 13 acusações, sendo sete envolvendo fraude, três de lavagem de dinheiro, um relacionado a desvio de recursos públicos e dois por mentir perante o Congresso americano sobre suas finanças.

Santos, de 34 anos,  admitiu ter mentido em seu currículo ao se candidatar à Casa dos Representantes, mas nega os outros crimes. 

Ao deixar o tribunal, o deputado adotou o mesmo discurso do ex-presidente Donald Trump e declarou que vive um “caça às bruxas”.  

Santos teve que entregar o passaporte às autoridades e só pode viajar entre Nova York e Washington DC. Ele volta à Corte no dia 30 de julho. 

Caso seja condenado, o republicano pode receber pena de prisão de até 20 anos na acusação principal, de crimes financeiros.

Acusações 

Entre os crimes, Santos é acusado de fraudar potenciais doadores para a campanha, além do Estado de Nova York.

Segundo os autos do processo, o parlamentar teria usado financiamento da corrida eleitoral para despesas pessoais como roupas de grife e pagamento de cartões de crédito.

“O indiciamento mostra que Santos foi desonesto reiteradamente para enriquecer e chegar ao Congresso”, disse o promotor Breon Peace.

Apesar dos pedidos de renúncia, o parlamentar poderá permancer no cargo, mesmo após uma eventual condenação. Em termos judiciais, as denúncias não afetam o mandato do parlamentar porque não há norma, na legislação do país, que impeça indivíduos condenados na Justiça de ocuparem cargos políticos.

Santos nasceu em Nova York, mas chegou a morar por um tempo no Rio de Janeiro onde também é acusado e estelionato. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando