Dólar recua com impasse sobre teto da dívida dos EUA

WASHINGTON/ BRASÍLIA - A semana abriu com o dólar opera em baixa, após acumular ganhos na sexta-feira (0,56%) e na semana passada (+1,47%). Às 8h48 (horário de Nova York) desta segunda-feira, 22, a moeda à vista caía 0,21%, a R$ 4,9853. O dólar junho recuava 0,31%, a R$ 4,9940.

O mercado de câmbio do Brasil ajusta-se à queda da moeda americana frente moedas rivais e algumas emergentes ligadas a commodities com expectativas de uma nova reunião nesta segunda do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, em meio ao impasse sobre o teto da dívida do país e incertezas em relação à política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Os investidores olham ainda uma melhora nas expectativas para o IPCA brasileiro. A previsão de alta do indicador passou de 6,03% para 5,80% neste ano, e para 2024 recuou de 4,15% para 4,13%. Ao mesmo tempo, as estimativas do mercado para a Selic seguem estáveis em 12,50% para 2023 e em 10,00% para 2024. 

Já a expectativa para o crescimento do PIB de 2023 melhorou, subindo de 1,02% para 1,20%. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o IPCA no Focus está em linha com as projeções de sua pasta.

Nos EUA, o presidente da distrital do Fed em Minneapolis, Neel Kashkari, disse hoje que será difícil ele decidir se votará por um novo aumento de juros ou por uma pausa no processo de aperto monetário, na reunião do Fed em junho. 

No domingo, Kashkari havia indicado que pode apoiar a manutenção dos juros no nível atual (entre 5,00% e 5,25%) na próxima reunião em junho. Já o presidente do Fed St.Louis, James Bullard, disse "crer que teremos de subir mais os juros para conter a inflação".

No último dia 3, o Fed elevou seus juros em 25 pontos-base, mas sugeriu a possibilidade de uma pausa no mês que vem. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando