Trump é condenado por abuso sexual e difamação de jornalista

 WASHINGTON - O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta terça-feira, 9, no Tribunal de Manhattan, em Nova York, por abusar sexualmente e difamar a jornalista E. Jean Carroll nos anos 1990. A decisão foi tomada em menos de três horas, por unanimidade de votos - seis homens e três mulheres participaram do júri.

O caso foi levado a julgamento após Nova York aprovar uma lei permitindo a vítimas processarem seus agressores mesmo anos após o ato de suposta violência sexual.

"Estamos muito felizes", disse Carrol a jornalistas, após o resultado.

Trump foi condenado a pagar quase US$ 5 milhões em danos compensatórios à jornalista. 

O porta-voz de Trump, Steven Cheug,  afirmou que vai recorrer à decisão. 

"Não se engane, todo esse caso falso é um esforço político visando o presidente Trump, porque ele agora é um favorito esmagador para ser novamente eleito presidente dos Estados Unidos", destacou a notaa nota.

Relembre o caso

De acordo com os autos da Corte, Carroll disse que Trump a estuprou no camarim de uma loja de departamentos no ano de 1995 ou 1996. O júri concluiu que houve abuso sexual, mas não estupro.

Depois disso, em 2022, já enquanto ex-presidente, Trump fez uma publicação em sua rede social, a Truth Social, com difamações contra ela, ao afirmar que as alegações de Carroll eram uma "fraude completa", "uma farsa" e uma "mentira".

Esse é apenas um dos processos que Trump vem enfrentando desde que deixou a presidência dos EUA. 

Os problemas com a Justiça, porém, não parecem afetar a sua popularidade entre sua base de eleitores: ele é o favorito nas pesquisas de opinião para a indicação para concorrer ao mais alto cargo dos EUA pelo partido Republicano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando