Trump promete cancelar cidadania de filhos de imigrantes

WASHINGTON - O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou a narrativa anti-imigrante nessa terça-feira, 30, para convencer os republicanos de que é o melhor candidato para voltar à Casa Branca em 2024. 

Em vídeo de campanha, Trump disse que ao ser eleito vai acabar com a concessão de cidadania automática para crianças que nascem no país e são filhas de imigrantes indocumentados.

O republicano declarou que vai instruir "agências federais para que a concessão automática de cidadania norte-americana só valha quando um dos pais tenha residência permanente ou seja cidadão dos EUA".

Segundo o magnata, a medida  “protege a fronteira” americana.

“[A medida] desencorajará a vinda de mais imigrantes e encorajará muitos dos estrangeiros que Joe Biden [presidente dos EUA] deixou entrar ilegalmente no nosso país a regressarem aos seus países de origem”, declarou Trump.

O candidato tenta assim ganhar a confiança do eleitorado que simpatiza com o o seu principal rival nas primárias do partido, o governador da Flórida, Ron DeSantis, conhecido por adotar políticas contra imigrantes.

Constituição

Durante o seu governo em 2018, Trump já havia cogitado assinar uma ordem executiva para encerrar a cidadania dos filhos de imigrantes. O que não aconteceu. 

Para cumprir a promessa, seria necessário mudar a Constituição que depende de procedimentos que não incluem o decreto presidencial.

Especialistas advertem que a anulação do direito garantido pela 14ª Emenda da Constituição exige uma emenda com apoio da ampla maioria. "É necessário do aval de dois terços das duas Casas do Congresso, além do apoio de dois terços dos governadores", explica o advogado Danilo Brack. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando