Ação da PF do Brasil combate imigração ilegal para os Estados Unidos

 BELO HORIZONTE - A Polícia Federal (PF) do Brasil cumpre nessa segunda-feira, 5, sete mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e um de prisão temporária contra suspeitos de envolvimento em organização criminosa em Minas Gerais e São Paulo que promove migração ilegal para os Estados Unidos.

A operação Terminus-México mira as cidades de Engenheiro Caldas, Piedade de Caratinga, Belo Horizonte e Guarulhos.

O grupo teria sido responsável por atravessar 250 brasileiros, dos quais 100 seriam menores de idade, pela fronteira do México. Além dos riscos da travessia, onde os imigrantes são expostos aos perigos do deserto e às ações de criminosos no trajeto, também foram apuradas ameaças aos familiares que não pagavam as quantias acordadas.

O número alto de crianças envolvidas na ação dos criminosos seria para forçar um esquema para facilitar a permanência de imigrantes nos EUA através da prática conhecida como cai-cai, em caso de flagrante em solo estrangeiro, o adulto, acompanhado de um menor, se entrega às autoridades sabendo que poderá permanecer nos país pelo período do processo.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Justiça Federal da cidade mineira de Governador Valadares que também determinou o bloqueio de cerca de R$ 26 milhões. 

Os suspeitos de envolvimento devem responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa. Caso sejam condenados, podem cumprir até 14 anos de prisão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando