Fumaça de incêndios florestais no Canadá invade cidades dos EUA

NOVA YORK - A fumaça de incêndios florestais no Canadá se espalhou pela costa leste e meio-oeste dos Estados Unidos. Nessa quarta-feira, 7, pelo menos 18 Estados americanos estavam envoltos em uma névoa insalubre, afetando cerca de 65 milhões de pessoas.

Em Nova York, a visibilidade foi drasticamente reduzida pela névoa, tornando os arranha-céus quase invisíveis no horizonte. Na noite de terça-feira (6)  a cidade registrou a pior qualidade do ar do mundo por algumas horas. Ao amanhecer, o cheiro de fumaça persistia.

O prefeito Eric Adams disse aos moradores para limitar as atividades ao ar livre e os funcionários dos parques fecharam as praias quando a fumaça se dissipou.

A  Administração Federal de Aviação suspendeu  voos para o Aeroporto LaGuardia e retardou viagens para Newark Liberty e Filadélfia porque a fumaça limitava a visibilidade. Também contribuiu para atrasos no Aeroporto Internacional de Dulles, nos arredores de Washington.

A fumaça afetou até mesmo a Broadway, onde a estrela de “Killing Eve” Jodie Comer deixou a matinê após 10 minutos com dificuldade para respirar. O show foi retomado com um substituto.

Escolas em muitos Estados cancelaram esportes e outras atividades ao ar livre. As corridas de cavalos ao vivo nas quartas e quintas-feiras no Delaware Park em Wilmington foram canceladas. 

Os organizadores do Global Running Day, um 5K virtual, aconselharam os participantes a ajustar seus planos de acordo com a qualidade do ar.

Nova Jersey fechou escritórios do governo mais cedo e algumas manifestações políticas foram transferidas para dentro de casa ou adiadas em lugares de Manhattan a Harrisburg, Pensilvânia. 

Zach Taylor, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, avalia que o padrão climático atual no centro e leste dos EUA é essencialmente uma poluição atmosférica. Ele prevê que alguma chuva no Nordeste e Meio-Atlântico neste fim de semana ou no início da próxima semana ajudará a aliviar parte do vento, embora a contenção ou extinção dos incêndios provavelmente resulte em um alívio mais completo.

Incêndios 

Segundo as últimas informações do governo canadense, há 413 incêndios em curso, o que resultou na evacuação de dezenas de milhares de pessoas de suas residências.

Durante entrevista coletiva, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, alertou sobre uma temporada de incêndios ao longo do verão. Com as mudanças climáticas, as queimadas ocorrem de forma mais intensa e em áreas incomuns.

O primeiro-ministro de Quebec, François Legault, disse que a província atualmente tem capacidade para combater cerca de 40 incêndios – e os reforços regulares de outras províncias foram sobrecarregados pelos surtos na Nova Escócia. e em outros lugares.

Mais de 950 bombeiros e outros funcionários já chegaram dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, e mais chegarão em breve, disse a porta-voz do Centro de Incêndio Florestal Interagencial do Canadá, Jennifer Kamau.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden