Fumaça de incêndios florestais no Canadá invade cidades dos EUA
NOVA YORK - A fumaça de incêndios florestais no Canadá se espalhou pela costa leste e meio-oeste dos Estados Unidos. Nessa quarta-feira, 7, pelo menos 18 Estados americanos estavam envoltos em uma névoa insalubre, afetando cerca de 65 milhões de pessoas.
Em Nova York, a visibilidade foi drasticamente reduzida pela névoa, tornando os arranha-céus quase invisíveis no horizonte. Na noite de terça-feira (6) a cidade registrou a pior qualidade do ar do mundo por algumas horas. Ao amanhecer, o cheiro de fumaça persistia.
O prefeito Eric Adams disse aos moradores para limitar as atividades ao ar livre e os funcionários dos parques fecharam as praias quando a fumaça se dissipou.
A Administração Federal de Aviação suspendeu voos para o Aeroporto LaGuardia e retardou viagens para Newark Liberty e Filadélfia porque a fumaça limitava a visibilidade. Também contribuiu para atrasos no Aeroporto Internacional de Dulles, nos arredores de Washington.
A fumaça afetou até mesmo a Broadway, onde a estrela de “Killing Eve” Jodie Comer deixou a matinê após 10 minutos com dificuldade para respirar. O show foi retomado com um substituto.
Escolas em muitos Estados cancelaram esportes e outras atividades ao ar livre. As corridas de cavalos ao vivo nas quartas e quintas-feiras no Delaware Park em Wilmington foram canceladas.
Os organizadores do Global Running Day, um 5K virtual, aconselharam os participantes a ajustar seus planos de acordo com a qualidade do ar.
Nova Jersey fechou escritórios do governo mais cedo e algumas manifestações políticas foram transferidas para dentro de casa ou adiadas em lugares de Manhattan a Harrisburg, Pensilvânia.
Zach Taylor, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, avalia que o padrão climático atual no centro e leste dos EUA é essencialmente uma poluição atmosférica. Ele prevê que alguma chuva no Nordeste e Meio-Atlântico neste fim de semana ou no início da próxima semana ajudará a aliviar parte do vento, embora a contenção ou extinção dos incêndios provavelmente resulte em um alívio mais completo.
Incêndios
Segundo as últimas informações do governo canadense, há 413 incêndios em curso, o que resultou na evacuação de dezenas de milhares de pessoas de suas residências.
Durante entrevista coletiva, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, alertou sobre uma temporada de incêndios ao longo do verão. Com as mudanças climáticas, as queimadas ocorrem de forma mais intensa e em áreas incomuns.
O primeiro-ministro de Quebec, François Legault, disse que a província atualmente tem capacidade para combater cerca de 40 incêndios – e os reforços regulares de outras províncias foram sobrecarregados pelos surtos na Nova Escócia. e em outros lugares.
Mais de 950 bombeiros e outros funcionários já chegaram dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, e mais chegarão em breve, disse a porta-voz do Centro de Incêndio Florestal Interagencial do Canadá, Jennifer Kamau.
Comentários
Postar um comentário