Quase 9 mil brasileiros foram deportados em voos fretados pelos EUA desde 2019

WASHINGTON/ BRASÍLIA - Desde que os voos fretados pelo governo dos Estados Unidos foram reiniciados há pouco mais de quatro anos, quase 9 mil brasileiros deportados desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Segundo um levantamento da Polícia Federal, foram 94 pousos em Confins entre outubro de 2019 e maio de 2023 com 8.969 nacionais extraditados.

A maioria dos indivíduos detidos ao tentar ingressar ilegalmente nos Estados Unidos é do sexo masculino, com idade entre 20 e 40 anos. No entanto há o registro de desembarque de famílias inteiras, inclusive crianças pequenas. 

O ex-mandatário dos EUA, o republicano Donald Trump, retomou a expulsão em grupos dos brasileiros com o aval do então presidente brasileiro Jair Bolsonaro. 

A prática foi mantida pelo democrata Joe Biden e parece que não há esforços do atual chefe de Estado do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, impedir as viagens. 

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil observa que "o processo das deportações são feitas de acordo com a soberania do país que recebe o estrangeiro”.

Em 2020, houve 1.145 deportações; em 2021, o número aumentou para 2.150; e em 2022, saltou para 4.516 migrantes ilegais. 

Na última segunda-feira (5), a Polícia Federal prendeu três pessoas suspeitas de participar em um esquema de migração ilegal para os Estados Unidos. Os envolvidos chegavam a pagar até US$ 25 mil para facilitar a entrada no país, mas muitos acabaram sendo deportados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden