Pesquisa: Trump cresce na preferência dos republicanos para a Casa Branca
WASHINGTON - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump cresceu na preferência dos eleitores e abriu vantagem de 37 pontos percentuais para o seu principal rival, o governador da Flórida, Ron DeSantis, na Partido Republicano à disputa pela Presidência em 2024, segundo a pesquisa do New York Times/Siena College divulgada nessa segunda-feira, 31.
No geral, o magnata tem 54% dos votos enquanto DeSantis soma apenas 17%.
Trump detém vantagens amplas em quase todos os grupos demográficos, regiões do país e alas ideológicas do partido. Ele entre homens e mulheres, todas as faixas etárias, com ou sem Ensino Superior, nas cidades, subúrbios e áreas rurais.
A pesquisa indica ainda que a maioria dos eleitores não se preocupa com os problemas legais do ex-presidente.
Trump vs. DeSantis
O governador da Flórida teve seu pior desempenho em alguns dos maiores e mais influentes recortes do Partido Republicano. Ele obteve apenas 9% de apoio entre os eleitores com pelo menos 65 anos e 13% daqueles sem diploma universitário.
Os republicanos que se descrevem como "muito conservadores" favoreceram Trump por uma margem de 50 pontos, 65% a 15%.
Esse cenário leva em conta outros nomes que oficializaram suas candidaturas. O ex-vice-presidente Mike Pence, a ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley e o senador Tim Scott, da Carolina do Sul, obtiveram 3% cada um. Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey, e Vivek Ramaswamy, empresário, receberam apoio de apenas 2% dos entrevistados.
Já em um embate solitário com Trump, o governador perderia por uma margem large de 62% a 31%.
Comentários
Postar um comentário