Brasil adia para janeiro a exigência de visto para turistas dos EUA
BRASÍLIA - O governo do Brasil adiou para janeiro a retomada da cobrança de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
O decreto para retomar a exigência - aliviada em 2019 pela administração anterior de Jair Bolsonaro - foi assinado em maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros Flávio Dino (Justiça) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) para atender o princípio da reciprocidade que prevê que o país de origem do estrangeiro também libere a entrada do brasileiro sem o visto.
A data de restabelecimento da necessidade de autorização para entrar no Brasil estava prevista para 1º de outubro. Agora, passa a ser 10 de janeiro de 2024.
A exigência leva em conta a data da chegada ao Brasil. Isso significa que o turista que der entrada no país até 9 de janeiro está isento de apresentar visto, ainda que a viagem de volta seja para a data posterior à mudança da regra.
Japão
Em maio, o Japão também fazia parte da lista para a retomada do visto, mas um acordo entre os dois países vai permitir a entrada de japoneses e brasileiros por até 90 dias sem a necessidade da autorização prévia a partir de 30 de setembro.
Comentários
Postar um comentário