Funcionários mal treinados dificultam acesso para carteira de motorista em Massachusetts
BOSTON - A alta demanda e as novidades do processo para a carteira de motorista Standard em Massachusetts podem causar problemas para os motoristas por falta de informação e boa vontade de funcionários do governo. É o caso de uma brasileira, indentificada como Ana. Ela procurou a Rádio Manchete USA no fim do mês passado porque teve dificuldades para transferir a habilitação de outro Estado.
Um agente do Departamento de Registro de Carros (RMV) apontou que o sobrenome dela estava abreviado no cartão do Número do Seguro Social (SSN), diferente do passaporte que listava todos os nomes por inteiro. Por isso, não era possível concluir a transferência.
Ana procurou um posto do Seguro Social, mas não pôde alterar o documento porque a permissão de trabalho está vencida.
À Rádio Manchete USA, um porta-voz do governo estadual orientou que a brasileira procurasse ajuda de uma organização não governamental porque a atitude do funcionário do RMV foi um erro. A discrepância entre os nomes por abreviatura não era motivo para a negativa.
Ana decidiu ligar para agendar a transferência em outro escritório do RMV, o que foi possível na mesma semana. "Marcar por email leva quase um mês, por telefone é rápido", observa.
Dessa vez, a brasileira teve uma surpresa feliz. "Cheguei lá e não me pediram nada. Falaram que já estava tudo pronto. Era só pagar o valor de US$ 115 e minha carteira vai chegar em casa em 14 dias"
Segundo o Work and Family Mobility Act, lei aprovada no ano passado e em vigor desde o dia 1 de julho, o imigrante pode transferir uma carteira de outro Estado para Massachusetts desde que apresente dois documentos de identidade, o número do SS ou uma carta afirmando que não tem acesso ao benefício e o comprovante de residência.
Caso a habilitação esteja vigente ou vencida a menos de um ano não é preciso fazer os testes teórico ou de rua, basta pagar o custo da transferência de US$ 115.
Comentários
Postar um comentário