Trump é indiciado por interferência nas eleições de 2020 na Geórgia
ATLANTA - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e outros 18 aliados foram indiciados nesta segunda-feira, 14, na Geórgia por supostos esforços para anular os resultados das eleições presidenciais de 2020 no Estado. É a quarta vez em cinco meses que tribunais acatam denúncias contra o republicano.
Ao anunciar as acusações, a promotora distrital do condado de Fulton, Fani Willis, implicou o ex-presidente em uma ampla conspiração, indicando que ele seria o lider da trama.
"A acusação alega que, em vez de cumprir o processo legal da Geórgia para impugnações eleitorais, os réus se envolveram em um empreendimento criminoso de racketeering para anular os resultados das eleições presidenciais da Geórgia", disse ela.
O termo em inglês racketeering se refere a um tipo de crime organizado em que os envolvidos criam um esquema fraudulento e ilegal de coerção e extorsão (um racket) de forma consistente e repetida, com o objetivo de obter alguma vantagem.
Além de Trump, o ex-chefe de gabinete da Casa Branca Mark Meadows; o ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani; e o ex-funcionário do Departamento de Justiça americano Jeffrey Clark foram indiciados. Osadvogados que conceberam ideias para tentar anular o resultado da votação, incluindo John Eastman, Sidney Powell e Kenneth Chesebro, estão no banco dos réus.
Este é o quarto conjunto de acusações criminais apresentadas contra Trump nos últimos meses. Mas essa é a primeira vez que um ex-presidente americano enfrenta acusações antes usadas para condenar chefes da máfia, como John Gotti e Vincent Gigante.
De acordo com as denúncias, os indiciados seriam membros de uma “organização criminosa” que operava na Geórgia e em outros Estados em uma linguagem que evoca operações contra chefes da máfia e líderes de gangues.
Os réus terão prazo para se apresentar voluntariamente à Justiça até o meio-dia do dia 25. A expectativa é que o julgamento do caso aconteça daqui a seis meses.
Comentários
Postar um comentário