Governo Biden vai ampliar muro na fronteira com México

WASHINGTON - O governo de Joe Biden anunciou nesta quinta-feira, 5, que vai ampliar o muro na fronteira dos Estados Unidos com o México para frear a entrada de imigrantes.

Para isso, vão ser usados fundos concedidos pelo Congresso ao antecessor Donald Trump.


O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, disse em um comunicado que não há nenhuma nova política em relação aos muros fronteiriços. “Desde o primeiro dia, este governo deixou claro que um muro fronteiriço não é a resposta", enfatizou.


Mayorkas explicou que a legislação exige que o governo utilize os recursos destinados na administração passada ao projeto do muro.  “Pedimos repetidamente ao Congresso que rescindisse esse dinheiro, mas [não aconteceu] e somos obrigados a seguir a lei”, disse ele.


A verba foi definida no ano fiscal de 2019 para a construção da barreira fronteiriça no Vale do Rio Grande.


O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que a decisão é um retrocesso. “É preciso atender as causas (da imigração irregular)", disse o presidente durante sua habitual entrevista coletiva matinal, pouco antes de receber o secretário secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, para tratar as questões de migração e do tráfico de fentanil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando