Mike Johnson é eleito presidente da Câmara dos Deputados dos EUA

WASHINGTON - O republicano Mike Johnson foi eleito nesta quarta-feira, 25,  para a presidência da Câmara dos Deputados depois de três semanas sem liderança, incapaz de responder à crise do Oriente Médio ou de realizar qualquer um de seus deveres básicos.

O placar de 220 a 209 elevou o congressista de terceiro mandato Johnson, de 51 anos, ao cargo que estava vago desde que Kevin McCarthy foi destituído em 3 de outubro por um pequeno grupo de republicanos radicais, irritados com um acordo com os democratas que evitou uma paralisação parcial do governo.

Mike Johnson em imagem de divulgação

Nas semanas que se seguiram, os republicanos, que controlam com margem estreita a Câmara, consideraram e rejeitaram três possíveis substitutos antes de se decidirem pelo conservador Johnson, um advogado da Louisiana apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.

Eleito pela primeira vez em 2016, Johnson será o presidente da Câmara com menos experiência em décadas. Ele é mais conhecido como o autor de um recurso malsucedido de 126 republicanos da Câmara após a eleição presidencial de 2020 para que a Suprema Corte anulasse os resultados das eleições nos Estados que Trump havia perdido.

Johnson se recusou a responder a uma pergunta sobre esse esforço logo após sua indicação na noite de terça-feira, enquanto outros republicanos vaiavam e provocavam o repórter que fez a pergunta.

Em uma carta aos pares, Johnson prometeu avançar com a legislação de gastos atrasada e garantir que o governo dos EUA não seja paralisado quando o financiamento atual expirar em 17 de novembro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando