Câmara dos Estados Unidos rejeita cassação de George Santos
WASHINGTON - A Câmara dos Estados Unidos rejeitou nesta quarta-feira, 1, cassar o deputado republicano George Santos. O filho de brasileiros conseguiu a absolvição de 213 parlamentares, a maioria do seu partido.
O correligionário Anthony d'Esposito, também eleito por Nova York e apoiado por outros colegas, havia apresentado na semana passada uma resolução para expulsar Santos.
George Santos em imagem de campanha (Foto: Divulgação) |
Para isso, seria necessário pelo menos dois terços dos votos (289 votos), mas apenas 179 deputados votaram a favor da expulsão de Santos, 213 foram contrários e 19 se abstiveram.
Apesar da vitória de Santos, devem surgir novas propostas para cassar seu mandato.
O comitê de ética da Casa está preparando um relatório sobre as acusações que foram feitas contra deputado que deve ser apresentado no dia 17 de novembro.
Acusações
Os escândalos começaram logo depois de sua eleição em novembro de 2022 através de reportagens publicadas pelo jornal The New York Times.
Ele é acusado de fornecer informações falsas para se eleger e responde na Justiça a 23 acusações. Os delitos mais graves incluem fraude, lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas, falso testemunho, conspiração contra o país, fazer declarações falsas à Comissão Eleitoral Federal (FEC) para obter fundos de campanha e falsificar documentos enviados a este órgão.
Santos se declara inocente.
Comentários
Postar um comentário