Especialistas orientam como aproveitar a Black Friday sem entrar no vermelho

 NOVA YORK - Os descontos da Black Friday são sedutores, mas especialistas alertam que é preciso cautela para evitar golpes ou entrar no vermelho neste fim de ano. 

A consultora financeira Tatiana Scalise orienta o consumidor a fazer uma lista dos produtos necessários. "Coloque em ordem de prioridade e estabeleça até qual valor pode gastar com as promoções. Dessa forma você não perde o controle", pondera.

Também é preciso pesquisar e comparar os preços das mercadorias. "Nem sempre o desconto é real. Você precisa saber qual era o preço dos últimos meses e consultar várias lojas para saber se realmente tem um abatimento vantajoso", acrescenta a especialista. 

Tatiana observa ainda que o consumidor deve avaliar os custos que aquele produto vai trazer. "Ao comprar uma cafeteira de cápsula, por exemplo, calcule o quanto vai gastar para abastecê-la."

Já quem optar pelas compras on-line precisa levar em conta o frete já que o valor final  pode ficar acima do mercado. 

Outra dica é aproveitar os cupons de descontos adicionais às promoções de Black Friday.  

Golpes 

Depois de tudo planejado, o consumidor deve ficar atento às propagandas. 

Se os folhetos e os anúncios veiculados na imprensa não especifica que o número de produtos disponíveis é limitado, a loja deve fornecer o item mesmo que o estoque acabe na Black Friday. Nesse caso, o comprador ganha um "rain check" para buscar o produto outro dia, alerta a Procuradoria Estadual de Massachusetts. 

Nas compras virtuais a indicação é buscar sites confiáveis e usar o cartão de crédito porque facilita caso seja necessário reverter um débito fraudulento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando