Suprema Corte do Colorado decide que Trump é inelegível

 DENVER - A Suprema Corte de Colorado decidiu nesta terça-feira, 19, que o ex-presidente Donald Trump está desqualificado para ocupar a presidência dos Estados Unidos. O tribunal determinou que o nome do republicano não constará na cédula de votação do estado em 2024 porque “está envolvido em uma insurreição”, referente ao discurso que ele fez para eleitores antes da invasão ao Capitólio, em Washington D. C., no dia 6 de janeiro de 2021.

No entendimento da corte, o empresário incitou as pessoas a invadirem o local após perder as eleições presidenciais para o democrata Joe Biden, atual presidente.

O republicano já confirmou que vai apelar à Suprema Corte dos EUA, no que deve ser um novo teste para a maioria conservadora que ele conseguiu formar na mais alta instância da Justiça americana. Pouco após o anúncio da decisão estadual, sua campanha descreveu a medida do Colorado como uma “falha antidemocrática”.

Se a Suprema Corte dos EUA confirmar a decisão estadual, ele poderá ser desqualificado de forma mais ampla, e a decisão do Colorado também abre precedente para que outras cortes máximas estaduais sigam o mesmo caminho. A medida fica mantida até pelo menos 4 de janeiro de 2024, para dar tempo aos recursos.

O calendário leva em conta o fato de que um dia depois da data, 5 de janeiro, é o prazo legal para que esteja definida a lista de candidatos para as primárias republicanas, marcadas para 5 de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando