Biden e Trump começam ano eleitoral dos EUA empatados
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o seu principal adversário republicano, o ex-mandatário Donald Trump, começam o ano eleitoral empatados, com muitos norte-americanos parecendo pouco entusiasmados com suas escolhas, segundo pesquisa Reuter/Ipsos publicada nesta quarta-feira, 10.
A poucos dias do início das primárias do Partido Republicano em Iowa na segunda-feira, 35% das pessoas questionadas disseram que votam em Biden, a mesma porcentagem que afirmou escolher Trump.
Quase um terço dos consultados indicaram que não apoiam nenhum dos candidatos. Cerca de 13% afirmaram que não votarão, 9% disseram que apoiarão outro candidato e 8% estão indecisos.
Quando forçados a escolher entre Biden e Trump, as respostas foram dividas exatamente em 48% para cada.
A pesquisa identificou um interesse claro em candidatos independentes. O ativista antivacina Robert F. Kennedy Jr. recebeu o apoio de 18% das pessoas consultadas quando foi incluído como uma opção. Isso baixou o apoio de Biden em uma disputa com três candidatos para 29% e o de Trump para 30%.
O levantamento online e aleatório com 4.677 adultos norte-americanos foi conduzido nacionalmente entre os dias 3 e 9 de janeiro e não se concentrou em Estados com as primeiras votações, como Iowa e New Hampshire.
A pesquisa tem margem de erro de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.
Republicanos
Trump lidera seus rivais republicanos por uma margem de mais de 37 pontos percentuais, enquanto nenhum dos dois adversários de Biden pela nomeação democrata conseguiu mais de 2% de apoio dos eleitores do partido.
A pesquisa refletiu a polarização da política dos EUA, com 76% dos democratas dizendo que votam em Biden na eleição de 5 de novembro e 76% dos republicanos afirmando que apoiam Trump.
Eleitores independentes não estão entusiasmados com nenhum dos candidatos. Apenas 17% escolhem Trump e 11% Biden.
Enquanto isso, 41% desse grupo disseram que não votam em ninguém.
Comentários
Postar um comentário