Super Terça pode definir eleições primárias nos EUA
WASHINGTON - A"Super Terça-Feira" que acontece hoje, 5, deve decidir quais são os candidatos que disputam a presidência dos Estados Unidos em novembro porque registra 16 primárias ao mesmo tempo.
As primárias consistem em uma série de eleições estaduais e, em seguida, uma conferência nacional para decidir quem disputa a Casa Branca.
Do lado democrata, o presidente Joe Biden não tem um opositor e aguarda o resultado do partido republicano entre o ex-mandatário, Donald Trump, e Nikki Haley. O magnata está bem à frente da rival, mas ainda precisa da confirmação das urnas das primárias que são as eleições estaduais e
Independência
Cada estado pode escolher seu candidato de duas maneiras. Quase todos realizam uma votação secreta, como em uma eleição geral, nas suas eleições primárias.
Alguns poucos realizam os chamados caucus, ou seja, reuniões de integrantes do partido que discutem e selecionam seus candidatos para as eleições.
O caucus de Iowa em janeiro é especialmente relevante por ser o primeiro do calendário eleitoral americano e muitas vezes influencia a força das campanhas políticas e muda o rumo das primárias presidenciais.
Os estados têm regras diferentes sobre quem pode votar — frequentemente apenas afiliados do partido.
A partir do número de votos que cada candidato recebe, é escolhido um número proporcional de delegados para representá-los na convenção nacional em julho.
O que é a Super Terça?
A Super Terça é o maior dia de votação.
As eleições do Partido Republicano são realizadas em 15 estados, incluindo os mais populosos — Califórnia e Texas — além do território dos Estados Unidos na Ilha de Samoa.
Com 874 dos 2.429 delegados a serem escolhidos em um único dia, neste dia, muitas vezes o vencedor provável se destaca.
No entanto, Donald Trump já garantiu uma liderança sólida, com 122 delegados contra apenas 24 de Nikki Haley.
Mas mesmo assim a ex-governadora da Carolina do Sul tem uma chance matemática de impedir a indicação do ex-presidente. Se ela pode optar por continuar na corrida, a votação vai até junho de 2024.
Comentários
Postar um comentário