Governador da Geórgia deve sancionar lei que obriga policiais a entregar suspeitos de crimes ao ICE

ATLANTA - O governador da Geórgia, o republicano Brian Kemp, deve sancionar nos próximos dias uma lei que autoriza as autoridades policiais a questionar o status imigratório de detidos e de pessoas que elas "acreditam ter cometido um crime". 

O Congresso da Geórgia aprovou por definitivo na quinta-feira, 28, a HB 1105  por 99 votos a 75. O texto que já tinha o aval do Senado por 34 a 19.  

Lei anti-imigrante está prestes a ser aprovada na Geórgia
ICE durante ação em busca de estrangeiros (Foto: ICE) 

De acordo com o texto, as delegacias que não cooperarem com o Serviço de Imigração (ICE) correm o risco de perder verbas estaduais enquanto os policiais podem ser processados por crime de contravenção. 

Os parlamentares republicanos defendem a iniciativa para proteger a sociedade, mas os democratas alertam que a medida é "discriminatória",  "xenofóbica" e pode trazer mais insegurança pública. 

O sentimento anti-imigrante no Estado cresceu após a jovem Laken  Riley ser encontrada morta no campus Universidade da Geórgia. O suspeito de assassinato é o venezuelano Jose Antonio Ibarra.

Na semana anterior, o Senado também aprovou o HB301, um projeto de lei que prevê o corte de recursos estaduais e federais para cidades- santuário.  Enquanto que no início do mês, a Casa aprovou o Laken Riley Act que exige a prisão de qualquer imigrante que cometa roubo ou furto. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando