Geórgia sanciona lei que obriga polícia a manter imigrante indocumentado preso
ATLANTA - Desde quarta-feira, 1, as polícias da Geórgia são obrigadas a manter um detido sob custódia quando suspeitarem que ele está ilegalmente nos Estados Unidos e notificar o Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) para a agência decidir o futuro do preso.
A HB 1105, sancionada pelo governador Brian Kemp, exige que os xerifes locais trabalhem com autoridades federais ou podem ser penalizados. O senador republicano John Albers, de Roswell, defende que a legislação trata da segurança pública e se refere especificamente a criminosos.
Governador defende leis anti-imigrantes na Geórgia (Foto: Reprodução TV) |
A proposta ganhou força depois que um venezuelano indocumentado foi preso pelo assassinato de Laken Riley, uma estudante de enfermagem de 22 anos em Atenas.
Por outro lado, o Instituto de Orçamento e Política da Geórgia (GBPI) afirma estar "decepcionado" com a implementação da lei e considera “um mandato sem qualquer financiamento e apoio."
"Com base em dados anteriores, a medida é cara e retira recursos escassos dos governos locais. Ela substitui a discrição local pela tomada de decisões estadual", avalia David Schaefer, vice-presidente de investigação e política da GBPI.
"O HB 1105 provavelmente expandirá o sistema estadual de controle carcerário e enjaulamento de pessoas de cor, ao mesmo tempo que perpetuará a separação das famílias de imigrantes", opina.
Comentários
Postar um comentário