Biden diz que desistiu da reeleição em defesa da democracia

WASHINGTON - O presidente Joe Biden disse nesta quarta-feira, 24, que a "defesa da democracia é maior que qualquer cargo" e que está "passando o bastão" para a nova geração, justificando a decisão de abandonar a corrida para a reeleição à Casa Branca. 

"Eu reverencio esse cargo, mas amo mais meu país.Tem sido a honra da minha vida servir como seu presidente, mas a defesa da democracia, que está em risco, é maior que qualquer cargo", afirmou o democrata em discurso à nação direto do Salão Oval. 

O presidente afirmou que os americanos terão de escolher entre "avançar ou regredir, a esperança ou o ódio, entre a união ou a divisão". "Nestas últimas semanas, ficou claro que eu preciso unir meu partido neste desafio imprescindível. (...) Então, decidi que a melhor maneira de avançar é passar o bastão para uma nova geração". 

Biden explicou que passará os próximos seis meses 'focado' em suas funções como presidente, citando o crescimento econômico, a defesa dos direitos civis, a proteção contra violência armada e soluções à crise climática, além de propor uma reforma na Suprema Corte. 

O presidente também citou um breve histórico sobre seu governo, afirmando que os EUA são "a econômia mais forte do mundo, com a criação de 16 milhões de empregos", o aumento de salários e a queda da inflação.  

Biden elogiou sua vice, Kamala Harris, cotada para assumir a candidatura do Partido Democrata à Presidência. "Kamala tem experiência, é forte e capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e uma líder de nosso país", exaltou o mandatário que anunciou no último domigo que estava desistindo da disputa eleitoral. 

"Na América, reis e ditadores não governam. O povo governa. A história e o poder estão em suas mãos, o ideal americano está em suas mãos. Mantenham a esperança e lembrem-se de quem somos. Não há nada que não possamos fazer se o fizermos juntos. Então, vamos agir e preservar nossa democracia", concluiu. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden