Companhias aéreas do Brasil suspendem transporte de pets para os EUA
ATLANTA - As companhias aéreas Latam, Gol e Azul anunciaram a suspensão do serviço de transporte de animais de estimação em voos que tenham os Estados Unidos como destino para atender as novas diretrizes do país a partir de 1º de agosto para trazer cães vindos de países com alto risco de raiva - como o Brasil.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Serviço de Inspeção da Saúde Animal e Sanidade Vegetal do Departamento de Agricultura (APHIS/USDA) anunciaram no último dia 14 que os animais só serão admitidos em território americano após a apresentação do novo modelo do Certificado Veterinário Internacional (CVI).
O documumento está disponível no painel de certificados e requisitos no site do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro e deve ser requisitado exclusivamente por um médico veterinário.
A solicitação de emissão do e-CVI deve ser feita dentro dos dez dias anteriores do embarque para gatos e dentro de cinco dias para cães — a validade nesse destino é para apenas uma viagem.
Os donos de cães que já tinham autorização para viajar com seus pets segundo as regras anteriores precisarão solicitar uma nova, já que as antigas autorizações serão descontinuadas.
Segundo a regra atualizada, os cães devem ter mais de 6 meses de idade e ser microchipados com dispositivos detectáveis por scanners universais.
Além disso, os tutores deverão apresentar um formulário de importação junto ao CDC, assim como um formulário referente à vacinação antirrábica emitido por um veterinário autorizado pela autoridades locais e internacionais.
Em tempo: Para cachorros de partida de países como baixo risco de raiva basta apresentar o formulário de importação.
De acordo com o CDC, as novas mudanças afetam somente os cães — incluindo os cães de serviço —, não sendo necessário nenhum requerimento adicional para o transporte de gatos ou quaisquer outras espécies.
Suspensão
Devido às novas diretrizes, a Latam decidiu suspender o serviço de transporte de pets — sem distinção entre cães e gatos — em voos destinados aos EUA a partir desta quarta-feira, 31. Segundo a companhia, “a Latam está aguardando informações adicionais das autoridades para entender se as reservas existentes com transporte confirmado de um animal e/ou animal de serviço a partir de 1º de agosto poderiam se qualificar para alguma exceção”.
A Gol também anunciou a suspensão da venda do serviço de transporte de cães e gatos para o país a desde o dia 23 de julho. Contudo, a companhia afirmou que clientes com voos programados para os EUA até 15 de outubro serão atendidos normalmente. Além disso, clientes com voos programados a partir de 16 de outubro em diante poderão optar pela antecipação do serviço ou pelo cancelamento sem taxas adicionais.
Já a Azul paralisou o serviço de transporte de cães — incluindo os de serviço ou suporte emocional — em voos para os EUA a partir de 31 de julho, mas manteve o transporte de gatos funcionando normalmente.
Comentários
Postar um comentário