Biden afirma que deu o melhor pelos EUA durante abertura da Convenção Democrata

 CHICAGO - A noite de abertura da Convenção Nacional Democrata nessa segunda-feira, 19, em Chicago, Illinois, foi marcada pelo discurso emecionado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que há um mês seria a grande estrela do evento. Em um dos trechos mais marcantes, o mandatário afirmou ter dado o seu melhor pelo país.

"América, eu dei o meu melhor a vocês. Eu cometi muitos erros na minha carreira, mas eu dei o meu melhor a vocês",  disse Biden sob fortes aplausos. "Eu já fui muito jovem para ser senador, porque não tinha 30 anos ainda, e também muito velho para continuar como presidente. (...) Eu dou a minha palavra: eu estou mais otimista quanto o futuro do que estava quando fui eleito como um senador aos 29 anos", acrescentou. 

Biden repetiu o que disse em seu primeiro discurso à nação depois de anunciar sua saída da corrida eleitoral.  "Eu amo meu trabalho, mas eu amo mais o meu país". 

Joe Biden foi ovacionado durante Convenção Democrata
Cartazes "We love Joe" ilustravam os gritos da plateia (Foto: Reprodução TV)

Ao elencar diferentes feitos da sua gestão na Casa Branca — da economia à segurança pública, da defesa dos trabalhos às políticas ambientais —, o presidente frisou que um eventual governo de Kamala Harris representa a continuidade dessas conquistas. Em determinado momento, ele chegou a dizer que escolhê-la como companheira de chapa na eleição de 2020 foi a "melhor decisão" de toda sua carreira.

"Escolher Kamala foi a primeira decisão que eu tomei quando eu me tornei o indicado [à Presidência pelo Partido Democrata], e foi a melhor decisão que eu tomei em toda a minha carreira. (...) Ela é forte, ela é experiente e tem uma enorme integridade. A história dela representa o melhor das histórias da América. E como muitos dos nossos melhores presidentes, ela também já foi vice-presidente", disse, brincando, em referência ao período em que foi vice de Barack Obama.

Em uma referência indireta ao bordão da campanha de Kamala ("We are not going back", ou "nós não vamos retroceder", em português), ele destacou que os "melhores dias" estão por vir. "Nós estamos prontos para votar pela liberdade? Nós estamos prontos para votar pela democracia. Nossos melhores dias não estão no passado, estão à nossa frente."

Biden relembrou a turbulência que estava no país no momento em que assumiu a Presidência, semanas após o ataque ao Capitólio liderado por apoiadores de Trump, que responde a dois processos na Justiça por sua ligação com o motim.

"Há quatro anos, eu levantei minha mão direita e prestei um juramento a vocês, a Deus e à Constituição. À minha frente estava a cidade tomada pela Guarda Nacional, atrás de mim estava o Capitólio, que duas semanas antes estava tomado por agitadores. Você não pode dizer que ama o seu país só quando vence!", observou.

O presidente também usou grande parte da sua fala para fazer uma revisão dos feitos do seu governo como forma de defender a continuidade de uma gestão democrata à frente da Casa Branca por mais quatro anos. Biden lembrou os eleitores da pandemia que mergulhou os EUA no caos econômico, citando seus esforços e o de Kamala Harris para devolver o país à normalidade. Para isso, destacou o que considera sucessos da sua política doméstica, como o baixo desemprego, a queda na inflação, o impulso às legislações ambientais e os esforços para abaixar os preços dos medicamentos.

"Por causa de vocês, nós tivemos os melhores anos de progresso", disse Biden, ao que foi recebido por "Obrigado, Joe" por parte da plateia, ao que respondeu: "Obrigado a Kamala também."

Biden destacou seus esforços para aumentar os empregos e seu apoio à classe trabalhadora, destacando a "reconstrução da classe média", uma agenda que Kamala vem repetindo em seus comícios.

O presidente também citou seus feitos na segurança pública, uma das agendas que os rivais republicanos mais atacam o governo por associarem à imigração — tema que o mandatário frisou que Trump "continua mentindo" a respeito. O presidente aproveitou para comparar as biografias entre os dois candidatos na corrida eleitoral.

"Nós fizemos os maiores investimentos em segurança publica, Kamala e eu. Agora, as taxas de homicídio têm caindo mais rápido que em qualquer tempo na História e crimes violentos estão no melhor nível em mais de 15 anos. E o crime vai continuar caindo quando a gente colocar uma promotora no Salão Oval em vez de um criminoso condenado", comparou. 

O presidente também acenou para a agenda de Diversidade, Equidade & Inclusão, destacando a luta do seu governo pelos direitos das pessoas LGBTQIAP+, minorias étnicas, além do direito reprodutivo das mulheres. Como exemplo, Biden enfatizou momentos em que demostrou tal compromisso dentro da sua gestão.

"Eu tenho orgulho de ter mantido meu compromisso de colocar a primeira mulher negra na Suprema Corte. (...) Eu tenho orgulho de ter o Gabinete mais diverso da História, incluindo a primeira mulher negra sul-asiática a servir como vice-presidente. E em breve servirá como presidente dos Estados Unidos", concluiu.

Logo após o discurso, o presidente e a primeira-dama, Jill, viajaram para a Califórnia para tirar duas semanas de férias, deixando os holofotes em Kamala no momento em que ela assume oficialmente como o novo rosto do Partido Democrata.

Jill e a filha do casal, Ashley, discursaram logo antes do presidente. Ambas apontaram o respeito de Biden, tanto no trabalho quanto na esfera pessoal, às mulheres. Elas também elogiaram Kamala e a decisão do presidente de endossá-la.

"Joe e eu conhecemos Kamala, nós vimos a sua coragem, determinação e liderança de perto", disse a primeira-dama. "Kamala e Tim [Walz, vice na chapa], vocês vão vencer e estão inspirando uma nova geração. Nós todos somos parte de algo maior do que nós mesmos."

Já Ashley Biden, filha mais nova do presidente e a única com Jill, destacou a importância da eleição para os direitos reprodutivos das mulheres, um dos principais temas no debate público desde a revogação, em 2022, pela maioria conservadora da Suprema Corte, indicada por Trump.

"Esta é a luta das nossas vidas: nossa liberdade, nossa democracia, nosso direitos reprodutivos estão em jogo e eu sei que, juntos, podemos fazer isso, porque meu pai nos mostrou o caminho", afirmou a caçula.

Aparição Surpresa

Kamala Harris fez uma aparição surpresa no evento pouco antes do discurso de Biden e deve ter sua candidatura à presidência confirmada na quinta-feira, 22. Durante o evento, ela afirmou que lutará pelos ideais dos eleitores e elogiou o presidente por seu serviço público. 

Participação Ilustre

Hillary Clinton, que em 2016 tentou se tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos, empolgou o público da Convenção com um discurso entusiasmado em apoio à candidatura de Kamala Harris.

Hillary homenageou Joe Biden, descrevendo-o como “o campeão da democracia em casa e no exterior”, alguém que “trouxe dignidade, decência e confiança de volta à Casa Branca”.

A democrata relembrou a candidatura da congressista negra Shirley Chisholm à presidência em 1972, a indicação de Geraldine Ferraro à vice-presidência em 1984 e sua própria campanha presidencial em 2016, na qual foi derrotada por Donald Trump.

Ovacionada pelo público, a ex-secretária de Estado dos EUA afirmou que “nós nos recusamos a desistir da América”. “Com fé uns nos outros e alegria em nossos corações, vamos enviar Kamala Harris e Tim Walz para a Casa Branca. O progresso é a história da minha vida e da história do nosso país”, afirmou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara