EUA deportam homem condenado por roubo à mão armada no Brasil
BOSTON - O brasileiro Adinan De Souza Fontoura, 42, foi deportado para cumprir pena de roubo de carro à mão armada, confirmou o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) no fim de semana. O ex-morador de Massachusetts deixou o país no dia 26 de julho algemado e escoltado por agentes federais.
O diretor do Escritório de Operações Especiais do ICE em Boston, Todd Lyons, disse que fugiu para os EUA "para evitar a pena de prisão". "Vamos continuar o nosso trabalho de prioridade em prender criminosos e preservar a segurança de nossas cidades", destaca Lyons.
![]() |
(Foto: Divulgação ICE) |
Segundo as autoridades, o brasileiro foi preso pela Polícia de Fronteira (CBP) em 11 setembro de 2021 ao entrar ilegalmente nos EUA por de San Ysidro, Califórnia. Ele ganhou liberdade sob fiança e deveria comparecer à Corte de Imigração para responder ao processo de deportação.
Pouco mais de um ano depois, em 24 de outubro de 2022, a Justiça do Brasil condenou Fontoura a 5,4 anos de prisão por roubo agravado de carro à mão armada. A prisão do homem foi decretada em seguida.
Com o nome na lista de foragidos da Polícia Internacional (Interpol), o ICE prendeu Fontoura no dia 30 de maio, próximo a sua residência em Quincy.
Em 9 de julho, o juiz de imigração ordenou a remoção do brasileiro que deixou o país 17 dias depois.
Na Justiça de São Paulo constam 16 processos contra Adinan De Souza Fontoura, a maioria por roubo, e 5 em Minas Gerais, pelo mesmo tipo de crime.
Comentários
Postar um comentário