Plymonth fecha parques públicos depois de caso de encefalite equina

PLYMOUTH - As autoridades de Plymouth, em Massachusetts, anunciaram o fechamento de parques e praças municipais à noite pelo risco elevado de uma doença de alta letalidade transmitida por mosquito.

A encefalite equina do Leste foi encontrada em um cavalo na cidade recentemente, o que elevou o risco de infecção na cidade. A doença pode infectar seres humanos por meio de picadas de mosquito e tem risco de letalidade entre 33% e 70%, com a maioria dos sintomas ocorrendo de dois a dez dias da transmissão.

No dia 16 de agosto, Massachusetts relatou seu primeiro caso humano da doença este ano e o primeiro desde 2020. Um homem de aproximadamente 80 anos foi diagnosticado no Condado de Worcester, o que levou as autoridades de saúde a aumentarem o nível de risco da doença em comunidades próximas, de acordo com um comunicado do Departamento de Saúde Pública.

Risco de letalidade encefalite equina do Leste é entre 33% e 70%
Autoridades pedem que população se proteja da picada do mosquito

“A encefalite equina é uma doença rara, mas grave, e uma preocupação de saúde pública” disse Robbie Goldstein, comissário de Saúde Pública de Massachusetts, no comunicado. “Queremos lembrar aos residentes a necessidade de se protegerem contra picadas de mosquitos, especialmente nas áreas do estado onde estamos vendo atividade da doença”.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, os vetores primários da encefalite equina são o Culex tarsalis na América do Norte e espécies do gênero Aedes, na América do Sul.

Os Alphavirus são responsáveis por três formas da doença: encefalomielite equina do Leste, encefalomielite equina do Oeste e encefalomielite equina venezuelana. Em humanos, os sintomas mais comuns são febre, cefaleia, rigidez da nuca, letargia e conjuntivite. Em alguns casos, pode evoluir para inflamação das meninges e do parênquima encefálico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara