ICE prende brasileiro acusado de violência sexual em Massachusetts

BOSTON - A Polícia de Imigração (ICE, sigla em inglês) nos Estados Unidos prendeu na semana passada o brasileiro Gean do Amaral Belafronte quando ele  deixava a Corte de Nantucket, uma ilha de Massachusetts,  após pagar a fiança por conta de uma acusação de violência sexual. O acusado é reincidente do crime e foi algemado no último dia 11 na porta do tribunal. 

“Gean Do Amaral Belafronte entrou ilegalmente nos Estados Unidos, foi morar em Nantucket e assediu uma das nossas residentes", afirmou Todd Lyons, diretor do Escritório de Operações Especiais do ICE em Boston. “Temos sido consistentes em nossa promessa de priorizar a segurança pública, prendendo e removendo infratores que não são cidadãos", reforçou. 

Segundo as autoridades federais, Belafronte entrou legalmente nos EUA em outubro de 2018, mas violou os termos de sua permanência e saiu do país voluntariamente em 18 de abril de 2021. Entretanto dados da polícia local revelam que ele tentou estuprar uma pessoa no dia 13, cinco dias antes de deixar os EUA. 

O homem de 30 anos retornou aos EUA ilegalmente logo depois em uma data desconhecida, mas foi preso pela Polícia de Nantucket menos de dois meses depois, em 9 de junho, por agressão indecente e agressão a uma pessoa de 14 anos ou mais. 

No dia seguinte, Belafronte não compareceu à aundiência no Tribunal Distrital de Nantucket e foi emitido um mandado de prisão à revelia. Ele voltou a ser preso no dia 12 de março desse ano por conta da ausência na audiência de três anos atrás. O brasileiro foi  libertado sob fiança pelo mesmo tribunal horas depois.

Belafronte foi preso novamente em setembro por violência sexual e liberado sob fiança. Mas dessa vez, o ICE foi acionado e obteve a custódia do brasileiro que deve entrar em processo de deportação após a conclusão da ação criminal. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden

RMV lança manual do condutor em português