Furacão Helene deve atingir a Flórida como força “catastrófica” de categoria 4

TALLAHASSEE - A previsão é de que o furacão Helene se fortaleça rapidamente e atinja a Flórida entre a noite desta quinta-feira, 26,  e a manhã de sexta-feira, 27,  como uma tempestade de categoria 4, produzindo ventos “catastróficos” de 251 km por hora (129 mph), disseram os meteorologistas.

O Helene entrou no Golfo do México na quarta-feira (25) e está ganhando força com as águas quentes do golfo.

“Para aqueles no caminho, isso infelizmente significa impactos catastróficos do vento”, disse o vice-diretor do Centro Nacional de Furacões, Jamie Rhome.

A parede de água do mar empurrada para a terra por ventos com força de furacão foi atualizada para 4,6 a 6,1 metros na área de Big Bend, onde a tempestade deve chegar à costa, disse Rhome.

NHC prevê tempestade castatrófica para esta quinta-feira

Mais de 40 milhões de pessoas na Flórida, Geórgia e Alabama estão sob alertas de furacões e tempestades tropicais.

Várias retiradas foram ordenadas ao longo da Costa do Golfo da Flórida, incluindo os condados de Sarasota e Charlotte. Outras dezenas de condados anunciaram o fechamento de escolas.

Autoridades do Condado de Pinellas ordenaram retiradas de instalações de saúde de longo prazo, incluindo casas de repouso, centros de vida assistida e hospitais perto da costa. O condado fica em uma península cercada pela Baía de Tampa e pelo Golfo do México.

O fenômeno pode despejar até 38,1 cm de chuva em alguns pontos isolados após atingir a Flórida, causando consideráveis ​​inundações urbanas e relâmpagos, disse o centro de furacões.

Rhome, do centro de furacões, observa que cerca de metade das vidas perdidas em furacões geralmente vêm de inundações repentinas causadas por chuvas torrenciais, entre pessoas que dirigem em estradas inundadas e são arrastadas. Ele pediu que as pessoas nas áreas afetadas tenham extremo cuidado.

O vice-diretor do Centro Nacional de Furacões acrescentou que a área esperada de impacto do vento com força de furacão se estende por cerca de 290 km ao norte do cabo da Flórida até o sul da Geórgia.

“Você precisa se preparar para interrupções prolongadas (de energia), essas árvores vão cair com ventos fortes, bloquear estradas”, avisou Rhome.

Os moradores no caminho potencial estão sendo instruídos a se preparar para ficar sem energia por até uma semana, disseram autoridades de emergência da Flórida em um briefing.

No sudoeste da Geórgia, os agricultores adotaram medidas para salvar suas plantações de algodão e noz-pecã, disse Pam Knox, climatologista agrícola da Universidade da Geórgia em Athens.

“Este será um desastre de bilhões de dólares”, acrescentou.

Helene atingiu Cuba com fortes chuvas despejando até 20,3 cm em 24 horas em partes da província de Pinar del Rio, produtora de tabaco no oeste, disse o serviço meteorológico provincial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden

RMV lança manual do condutor em português