Duas urnas com votos são incendiadas nos Estados Unidos

PORTLAND - Duas urnas eleitorais com votos que ficam nas ruas foram incendiadas na madrugada desta segunda-feira, 28, em Portland, no Oregon, e em Vancouver, em Washington, mas a maioria das cédulas foi preservada, confirmaram as autoridades policiais a cinco dias da eleição que vai decidir o novo presidente dos Estados Unidos. 

O condado de Multnomah, onde fica Portland, afirmou que o sistema de supressão de incêndio das urnas preservou quase todas as cédulas, com exceção de três. Em Vancouver, um número maior de cédulas foram destruídas.

Urnas foram incendiadas em Portland e Vancouver

Nos dois casos, os eleitores afetados poderão votar novamente.

A Polícia Federal (FBI), que investiga os incêndios, divulgou que os materiais recuperados dos dispositivos incendiados indicam que os casos podem estar relacionados.

As urnas em Washington e Oregon possuem sistemas de combate a incêndio que liberam pó extintor ao detectar altas temperaturas. Os mecanismos foram ativados e seguranças ajudaram a combater o fogo. 

Tim Scott, diretor eleitoral do Condado de Multnomah, informou que foram contratados agentes privados para realizar patrulhas contínuas e monitorar as urnas 24 horas por dia.

As urnas incendiadas fazem parte de um sistema de votação alternativo, utilizado por oito estados e pelo Distrito de Columbia, que permite aos eleitores enviar suas cédulas por correio ou depositá-las em urnas distribuídas pela cidade.

Até agora, 43 milhões de pessoas já votaram nas eleições antecipadas. O presidente Joe Biden depositou o seu voto ontem. 

 (Com informações da Associate Press)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden

RMV lança manual do condutor em português