Duas urnas com votos são incendiadas nos Estados Unidos
PORTLAND - Duas urnas eleitorais com votos que ficam nas ruas foram incendiadas na madrugada desta segunda-feira, 28, em Portland, no Oregon, e em Vancouver, em Washington, mas a maioria das cédulas foi preservada, confirmaram as autoridades policiais a cinco dias da eleição que vai decidir o novo presidente dos Estados Unidos.
O condado de Multnomah, onde fica Portland, afirmou que o sistema de supressão de incêndio das urnas preservou quase todas as cédulas, com exceção de três. Em Vancouver, um número maior de cédulas foram destruídas.
Nos dois casos, os eleitores afetados poderão votar novamente.
A Polícia Federal (FBI), que investiga os incêndios, divulgou que os materiais recuperados dos dispositivos incendiados indicam que os casos podem estar relacionados.
As urnas em Washington e Oregon possuem sistemas de combate a incêndio que liberam pó extintor ao detectar altas temperaturas. Os mecanismos foram ativados e seguranças ajudaram a combater o fogo.
Tim Scott, diretor eleitoral do Condado de Multnomah, informou que foram contratados agentes privados para realizar patrulhas contínuas e monitorar as urnas 24 horas por dia.
As urnas incendiadas fazem parte de um sistema de votação alternativo, utilizado por oito estados e pelo Distrito de Columbia, que permite aos eleitores enviar suas cédulas por correio ou depositá-las em urnas distribuídas pela cidade.
Até agora, 43 milhões de pessoas já votaram nas eleições antecipadas. O presidente Joe Biden depositou o seu voto ontem.
(Com informações da Associate Press)
Comentários
Postar um comentário