Número de eleitores bate recorde no primeiro dia de votação na Geórgia

ATLANTA - O estado da Geórgia registrou recorde de eleitores no primeiro dia da votação antecipada para presidente dos Estados Unidos. Mais de 325 mil pessoas escolheram o seu candidato na terça-feira, 15,  mais que o dobro da mesma data em 2020, quando 136 mil votos foram registrados.

A democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump aparecem empatados em pesquisas feitas nesse estado-chave na corrida pela Casa Branca. Quem vencer na Geórgia, pode conquistar16 delegados — é necessário conquistar 270 em todo o país para ser eleito.

Leia mais: Juiz derruba regra que exigia contagem manual de votos na Geórgia

Além da votação presencial, a Geórgia também está recebendo votos pelo correio. Eleitores que optarem por esta modalidade precisam apresentar provas de identidade.

Votação antecipada na Géorgia bate recorde

O ex-presidente Jimmy Carter, que é o presidente ainda vivo mais velho dos EUA, votou pelo correio na quarta-feira (16), de acordo com o porta-voz Matthew De Galan. O político de 100 anos que faz tratamento paliativo -  após sobreviver a cânceres no cérebro e no fígado - demonstrou o desejo de votar em Kamala. 

Queda Nacional

Na contra-mão da alta participação na Geórgia, cerca de 5,5 milhões de norte-americanos votaram até agora nos EUA, de acordo com dados do Laboratório Eleitoral. O número representa uma queda em comparação com o mesmo período há quatro anos, quando 27 milhões de pessoas já tinham votado.

O resultado expressivo nas eleições antecipadas de 2020 pode ser explicado pela pandemia de Covid-19. Naquele ano, milhares de pessoas preferiram votar antes da data oficial para evitar aglomerações.

Alguns republicanos continuam a insistir que os eleitores deveriam poder votar apenas pessoalmente e no dia da eleição. No entanto, autoridades do partido estão incentivando seus apoiadores a votar com antecedência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden