Tempestade Milton vira furacão ao avançar para Flórida

TALLAHASSEE - A tempestade tropical Milton ganha força à medida que se aproxima da Flórida e já é um furacão de categoria 1 (em uma escala que vai até 5), informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) neste domingo, 6.

Espera-se que o furacão ganhe ainda mais força até se tornar um "de grande magnitude". A previsão é que Milton atinja até a quarta-feira a costa oeste do Estado, uma região já devastada pela passagem do furacão Helene há poucos dias.

Segundo o NHC, Milton se intensificou hoje enquanto passa pelo Golfo do México com ventos máximos sustentados de cerca de 130 km/h.

A possibilidade do furacão  tocar o solo na categoria 3 levou o governador da Flórida, Ron DeSantis, aumentou para 51 o número de condados com estado de emergência declarado antes da tempestade.

Deanne Criswell, chefe da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), disse ao programa "This Week", da emissora ABC, que as autoridades federais estavam "absolutamente preparadas" para enfrentar a nova tempestade.

Helene

Helene atingiu a costa da Flórida como furacão de categoria 4 em 26 de setembro, e deixou um rastro de destruição terra adentro até as montanhas dos Apalaches, com chuvas torrenciais e inundações repentinas em cidades remotas de estados como a Carolina do Norte.

A tempestade deixou mais de 220 mortos, transformando-a no segundo desastre natural mais mortal registrado no país desde o furacão Katrina, em 2005.

Os socorristas continuavam trabalhando para buscar sobreviventes e levar eletricidade e água potável para as comunidades montanhosas isoladas pela devastação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden