Republicanos retomam maioria no Senado e estão à frente na corrida pelo Congresso dos EUA

WASHINGTON - O Partido Republicano conquistou o controle do Senado dos Estados Unidos com vitórias em Virgínia Ocidental e Ohio na noite de terça-feira, 5. Os republicanos também obtiveram ganhos importante na batalha para manter o controle da Câmara dos Deputados.

Esses resultados poderão ajudar Trump, caso a vitória seja confirmada, a nomear juízes conservadores e outros funcionários do governo. Até a manhã da quarta-feira, 6, os democratas haviam perdido 3 assentos e somavam 42,  enquanto os republicanos garantiam 52. A Câmara Alta é formada por cem senadores.  

O mesmo acontece no Casa dos Deputados onde 182 cadeiras estão garantidas para democratas e 204 para os republicanos. Para formar a maioria é preciso atingir 218 cadeiras. 

Como na eleição presidencial, o resultado provavelmente será determinado por uma pequena parcela de eleitores. Menos de 40 disputas na Câmara são vistas como realmente competitivas.

Sara McBride conquista vítória histórica

Transgênero

Por outro lado, essa eleição é marcada por fatos inédios para a diversidade no Congresso. 

A democrata Sarah McBride, de 34 anos, foi escolhida em Delaware e se torna a primeira mulher transgênero eleita deputada federal no país.

Lisa Blunt Rochester conquistou vaga por Delaware

Negros

Além disso, pela primeira vez na história dos EUA, o Senado terá duas cadeiras ocupadas simultaneamente por mulheres negras: a deputada Lisa Blunt Rochester, de Delaware, e Angela Alsobrooks, de Maryland. 

A vitória das democratas eleva o número de senadores negros a servir juntos o país para cinco, fato também inédito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone