Diretor de Pesquisas de Boston lança livro sobre o perfil do eleitor brasileiro no exterior

BOSTON – O diretor de Pesquisas da prefeitura de Boston, Alvaro Lima, lançou esse mês o livro Ausente & Presente, mostrando o perfil do eleitor brasileiro no exterior. A obra acentua a forma moderna como as eleições transcorrem no Brasil, contrastando com as condições precárias para o imigrante votar e o antagonismo vivido pelo brasileiro, sobretudo nos Estados Unidos e em Portugal, onde se concentram suas maiores colônias.

Em entrevista exclusiva ao Manchete USA, Alvaro Lima, chama a atenção para os números divergentes dentro do processo eleitoral. “Quatro milhões de brasileiros vivem no exterior (fora do Brasil) e apenas 700 mil votam. Isso, por si só, já tira do processo o verdadeiro anseio popular”, disse ele.

(Foto: Divulgação)
O baixo número de eleitores se deve ao fato de poucas urnas serem instaladas para a votação. “O governo brasileiro deveria empreender o uso dos correios e da internet. O voto pelo correio com a emissão de recibo seria seguro e mais gente poderia participar do processo democrático”, sugere.

Os EUA concentram mais de 42 por cento dos imigrantes brasileiros e, ainda assim, poucas pessoas comparecem às urnas. “Mas veja que eles saem às ruas para manifestações e muitos nem sequer sabem o que é o comunismo e dizem que o Brasil está nas mãos de comunistas. Essa falta de informação é prejudicial ao processo eleitoral”, avalia Lima.

“O brasileiro nos Estados Unidos votou em peso no PSDB por décadas. Agora, muda a ficha e vota na extrema direita. Isso não faz sentido”, diz o pesquisador.

O livro aborda todas as eleições majoritárias no Brasil a partir de 1989 quando o direito a votar para presidente morando no exterior passou a ser garantido pela Constituição.

Alvaro Lima destaca também o antagonismo vivido pelo imigrante: “Ele quer a direita no Brasil mas quer morar em países com ampla liberdade. Escolhem os Estados Unidos, hoje governado pelos democratas na Casa Branca, e Portugal que mantém um regime socialista. Assim, pelos dados e entrevistas feitas, pode-se concluir que muitos saem para votar sem saber o que querem exatamente.”

O livro Ausente & Presente está disponível para download no site do Instituto Diáspora Brasil (https://institutodiasporabrasil.org)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando