El Passo decreta estado de emergência com previsão da chegada de milhares de imigrantes

 WASHINGTON - Diante da expectativa da chegada de milhares de imigrantes a El Paso, no Texas, em busca de asilo na próxima semana, quando expirar uma restrição fronteiriça nos Estados Unidos, a cidade decretou estado de emergência

"Estamos nos preparando para o incerto", disse Oscar Leeser durante a coletiva de imprensa nessa quinta-feira, 4.

El Paso é uma das principais portas de entrada terrestre do país e registra há meses um grande fluxo de imigrantes.

O prefeito estima que entre 8 e 10 mil pessoas, a maioria latino-americanos, estejam aguardando nas ruas da vizinha mexicana Ciudad Juárez pelo fim do Título 42, medida de saúde ativada pelo ex-presidente Donald Trump em 2020 para restringir a passagem por via terrestre durante a pandemia do Covid-19. 

Leeser caulcula ainda que uma caravana com cerca de 3.500 pessoas chegaria à fronteira antes de 11 de maio, quando termina a controversa medida, que, nos últimos anos, manteve as portas de entrada fechadas para imigrantes sem visto, muitos dos quais buscam asilo.

(Foto: Reprodução TV)

"Não sabemos quantas pessoas chegarão até aqui e qual será o destino delas. Se têm documentos ou não", disse o prefeito, que organizou um comitê de emergência que articula esforços para evitar que centenas de pessoas durmam nas ruas, como ocorreu em picos anteriores.

Autoridades usarão duas escolas vagas para abrigar os estrangeiros e trabalham em opções logísticas para transportá-los a seus destinos no país. "Não estão vindo para El Paso, estão vindo para os Estados Unidos", ressaltou o prefeito. 

"A chave é descomprimir aqui localmente e levá-los para outros pontos, onde possam pegar voos mais facilmente", disse Mario D'Agostino, vice-diretor da prefeitura municipal.

Desde o começo do ano fiscal (outubro de 2022), autoridades americanas contabilizaram 1,2 milhão de encontros com imigrantes em sua fronteira sul, que se estende por 3.100 quilômetros. O maior número (265.037) foi registrado em El Paso, um aumento de 134% em comparação com o mesmo período de 2022.

(Com Agências) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando